segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tocando os Treinos de Ouvido!!

Enquanto espero a definição das vagas do Campeonato Panamericano e também a exposição dos critérios seletivos para os Jogos Panamericanos, vou improvisando minhas planilhas de treino!

Self-coaching, ou treinar você mesmo, não é uma das tarefas mais fáceis. Principalmente quando recentemente deixei de treinar com uma das melhores treinadoras do mundo. Sinto falta da orientação da Siri Lindley, mas nesta temporada vou ter que jogar com as cartas que tenho na mão.

Os treinos devem seguir a lógica, mas não de números, a Siri me ensinou muito a cerca de planejamento dos treinos "by feeling", e os macrociclos devem ser planejados com cuidado para não construir apenas expectativas.

A maior dificuldade em se auto-treinar, é definir os limites. Definir quando você está realmente cansado, ou quando ainda pode puxar mais alguns dias forte, antes do estágio de compensação.

Como a idéia é treinar o mais duro possível, e estar sempre perto do limite, por vezes ultrapassaremos a linha tênue, oque consome dias extras para recuperar. Mas não vejo problema nisso, pois se a idéia é ultrapassar os 100% na competição, porque não o fazê-lo também nas cargas de treino!?

Embora você não vai fazer um "over-training" perto das provas, pois os efeitos colaterais podem durar mais de uma semana. Essa minha última semana foi uma daquelas!E com apenas 1000m de treino, tive que sair da piscina, não aguentava nem mais uma ida! Voltei pra casa e dormi por 2 horas, seguidos de dois dias recuperativos...

Nestes 16 anos de triathlon, percebi que a minha autonomia é de mais ou menos 3 semanas fortes pra uma semana de fácil.
Começando o mesociclo!!

A primeira semana ou microciclo é tipo super-herói! Treinos cavalos e elegantes!
Um seguido do outro, a recuperação é rápida e os vários recordes pessoais são muitas vezes quebrados! Depois de treinar, ainda sobra energia para correr atrás do ônibus!

Na segunda semana, já percebo o cansaço quando me bato pra falar espanhol com a Florência, se já é difícil entender as mulheres, imagina cansado e em outra língua!! rsrsrs
Fica difícil levantar da cama e evito caminhar desnecessariamente.
Os treinos apesar de doloridos, continuam fortes e às vezes surpreendem!

A terceira semana é casca!! Já nem em português consigo me comunicar...
Não é raro pegar o telefone e perguntar "Pra quem ia ligar mesmo!?".
Também guardo o copo vazio na geladeira e esqueço compromissos.
Caminhar!? Só se for pra buscar comida!
A piscina fica pesada, a rua ganha novas subidas, o ponteiro do relógio tem pressa!
Os treinos ainda continuam fortes, mas nem tão velozes e nada elegantes! rsrsrs
Fim do mesociclo!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A Grande Batalha para os Jogos Olímpicos

Mal acabou a páscoa e já querem tirar o coelhinho da cartola!! rsrsrs

Alguém mais reparou que já temos os critérios para selecionar os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos 2016, mas ainda não existem critérios para os Jogos Panamericanos 2015!?
 
E o que falar dos Jogos Sulamericanos 2014!?
Lembro ainda o mês de janeiro deste ano, do nervosismo dos Argentinos antes da largada da Copa Panamericana de La Paz. Eles estariam disputando uma vaga para os Jogos Sulamericanos.

Alguns me perguntaram quem representaria o Brasil... Não tinha idéia, mas sabia que eu não! E tentava logo mudar de assunto com vergonha de não existir critérios de verdade e sim um critério técnico, diga-se, a critério do técnico, ou melhor, a critério do diretor técnico!
 
Bom, adivinha quem ganhou ouro e prata nos Jogos!?
Argentina...
 
Curiosamente no primeiro dia útil após eu ganhar o Campeonato Brasileiro e subir para 9° no ranking nacional, saiu uma nota da Confederação (Nota oficial 05) alterando as regras padrões. E para o Campeonato Panamericano a ser disputado daqui a 5 semanas em Dallas nos EUA, ao invés de usar o Ranking Nacional (como nas últimas seleções), desta vez será considerado o ranking da ITU, onde por apenas 16 pontos sou superado por dois atletas treinados pelo dirigente da Confederação.
(Ranking Nacional)
 
Quando voltei este ano para o circuito ITU, sabia que não seria fácil, e como só existem dois caminhos (O Fácil e o Justo), fico com o difícil. Não importo que me tirem das próximas competições, sigo com minha consciência e com o meu valor, qual pago o preço na rotina de todos os dias. E se um dia alcançar meu objetivo, é porque mereci! Acredito no trabalho duro e na Divina Providência.
 
Pra aprender a voar, o passarinho tem que sair do ninho, tem que ter nervosismo e pressão, tem que conquistar o seu espaço, como fizeram os argentinos em La Paz.

Espero que os dirigentes tomem este post como uma crítica construtiva, o que defendo são critérios objetivos e estabelecidos com antecedência. Sem esperar o desenrolar da temporada para ir improvisando e ainda usar resultados retroativos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Bi-Campeão Brasileiro 2010 & 2014!!

Devido ao foco e aos treinos nos EUA, haviam quatro anos que não disputava o Campeonato Nacional, uma falta formal da profissão, porque as provas que realmente "extraño" são o Fast Triatlo e o SESC Caiobá, que se tudo der certo estarei nas próximas edições!

Este domingo, a Federação de Brasília fez um belo trabalho no Campeonato Brasileiro. Com a Ponte JK no "background" e um percurso sinuoso, aliado ainda ao clima quente e seco, a capital teve um duro e lindo percurso!
Os Campeões, foto: MundoTRI
 
Não estava no melhor dia, tenho treinado muito, principalmente a natação e me senti cansado sem ter feito o polimento ideal. Mas como aprendi com a Coach Siri, não espere estar no seu dia, algumas das provas mais rápidas vão estar doendo desconfortavelmente o tempo todo!

Depois da primeira bóia (500m) me senti melhor na água e saí junto do segundo grupo. No pedal, rapidamente alcançamos os primeiros e formamos um pelotão com mais ou menos 15 atletas. Tentei algumas fugas, mas os atletas do SESI mostraram que ninguém escaparia fácil, aliás, que ninguém terminaria a prova fácil, pois o ritmo na subida somavam algumas centenas de watts!!
A vantagem das subidas são as descidas, e meu ciclo registrou 84,5km/h!!

Pelo calor, comecei uma corrida conservativa, e aos poucos fui imprimindo um ritmo mais forte, alcancei a liderença próximo ao km 4, e ataquei desde então para garantir a vitória!

O que falar aos dirigentes da Confederação!? Uhmm nada...
Fazer é bem melhor do que falar!! ;)
(Se bem que valeram os comentários no Instagram!! hahaha)

Nesse post quero agradecer a todos que de alguma forma me motivam a treinar e competir a cada dia mais duro. Inclusive a Confederação Brasileira pela psicologia reversa! rsrsrs
São tantos amigos, que nem vou arriscar a citar nomes, com certeza nesses minutos posso esquecer alguém, mas amanhã nas longas horas do treino sempre trago as boas energias e boas lembranças!

Deixo meu agradecimento em especial ao amigo Tadeu Viana e sua família nota 10 que me recebeu em Brasília e me deram uma super força para essa conquista!

domingo, 13 de abril de 2014

18° lugar na Copa Panamericana ITU de Salinas

Parecia que não era pra competir...

Um dia antes de viajar, entrei na lista de largada da competição e eu não estava lá!
Não entendi, já que na semana passada tinha visto meu nome entre os inscritos. Mandei um e-mail a confederação.

Segui viagem com destino a Miami, chegando lá faltou uma bagagem, mas a companhia aérea me informou que já estava a caminho por outro voo, e que enviariam direto ao destino final, Guayaquil.

Uma parada de poucas horas em Quito, e me apressei para abrir meu email, sem notícias da Confederação.
(Salinas)
 
Chegando em Guayaquil, fui logo procurar a bagagem que tinha ficado pra trás, e recebi a notícia que agora estavam faltando duas bagagens, a bike ficou em Quito e a outra ainda em Miami. #Grrrr!!

Mais 2 horas viajando de ônibus até Salinas, essa foi a única hora que dei uma boa rizada... Perguntava ao senhor da organização se o carro que nos levaria era grande, estava cansado e queria saber se haveria espaço para deitar... Ele respondeu afirmativo: "Si, bastante grande, vamos en uma buseta!!" Huahuahauha

Igual na Colômbia, no Equador os mini-ônibus, também têm esse nome que, no Brasil, se refere ao íntimo feminino!

Era mesmo espaçosa e confortável, e vim dormindo na tal buseta. rsrs
Chegamos em Salinas às 5h da mãnha, apaguei e no outro dia cedo vi um email da Confederação, confirmando a minha inscrição, com um pedido de desculpas.
Ufa! Agora só faltava achar a bike e todos os outros equipamentos (capacete, tênis, sapatilha, uniforme, etc...). Enquanto os isso os treinos de bike foram na ergométrica do hotel! (foto acima)

Não estava tão apavorado, pois tinha um plano "b". Tive sorte de encontrar vários amigos dispostos a me emprestar seus materiais, já que a competição dos juniores acontecia um dia antes.

Às 17:00 do Sábado enfim chegaram minhas bagagens. Na correria, mas com tempo de montar e testar a bike.
 
Pelo "atraso" da inscrição tive uma penalização de ficar com o último lugar da linha de largada, mas estava num dia bom! Larguei forte e estive sempre naquele bolo que acabou definindo o primeiro pelotão da prova.
No ciclismo estava me sentindo mal, mas era de impaciência com o ritmo pacato do pelotão. Tentei várias fugas, não era difícil fugir, e quando estava na frente apenas mantinha um ritmo moderado, abrindo 10, 20 segundos, e mais um pouco sempre alguém vinha me buscar, trazendo o grupo todo.  Tudo bem, além de numa dessas poder vingar uma boa fuga, estava me divertindo! Sabia que alguém teria que queimar as pernas para me anular! rsrs Assim foram os quase 40 quilômetros.
Na corrida acabou a brincadeira! Me sentia bem, porém pesado, faltava agilidade nas pernas!
Sofri muito na primeira volta e cheguei a pensar em abandonar, mas teria que me faltar muita mais moral pra desistir!

Tá ruim, mas tá bom!! Hoje foi oque pude fazer, semana que vêm têm mais no Campeonato Brasileiro de Triathlon!

terça-feira, 8 de abril de 2014

5° na Meia de Hollywood!

1:13:09 mostrava o relógio quando cruzei a linha de chegada no tapete vermelho mais famoso do mundo! A corrida percorreu 21 km pelo bairro de Hollywood, e contou com mais de 7.500 participantes.
Não esperava tanto da minha corrida, já que nas últimas semanas meu foco tem se concentrado nas piscinas, e não é raro os dias onde os treinos mais longos em quilometragem têm sido dentro da água. Prova disso esta literalmente escrita na minha testa (branca), que durante os treinos fica abrigada pela touca de natação! rsrsrs
(Sou o segundo da esquerda, ou melhor, o da testa branca) rsrsrs
 
Minha participação tinha a intenção de motivar meus amigos (que estão na foto). Mas acabei fazendo muita mais força que esperava quando vi que tinha chances de subir no pódio!

Corri fazendo o máximo que pude até a linha de chegada, o sexto colocado estava a apenas 20 segundos atrás.

Todos terminamos bem, bem quebrados, mas bem!! haha
Principalmente depois um belo "churrasco", a moda americana, para recarregar as energias.
Sou adepto da recuperação ativa, mas não sou anti-social! Então ao final do dia lá estava a bike no rolo, para uma longa e prazerosa conversa em frente a lareira!!

Regeneração depois da prova também foi um dos temas do painel de elite realizado um dia antes a prova para todos os corredores. Logo estarei postando o vídeo no meu canal do Youtube!
Se falei bonito não sei, mas estava bem na foto!!
Graças a jaqueta Mr. Turk!!
 
Não me segue no youtube ainda!?? Clique na foto acima, inscreva-se e fique por dentro dos meus últimos vídeos sobre triathlon, viagens e treinos!!