Walter Alves/ Gazeta do Povo
TRIATLO
Três em um a jato
Tradicional evento do verão brasileiro, o Fast Triathlon será realizado amanhã na Praia da Enseada, no Guarujá (SP). Este ano, o curitibano Mauro Cavanha, atual campeão nacional, estreia na prova
Publicado em 15/01/2011 | ADRIANA BRUM
“É uma forma de divulgar o esporte para o grande público. O Fast foi criado justamente com esse formato mais atrativo para as transmissões pela tevê. É uma oportunidade para mostrar o trabalho e atrair patrocinadores para o esporte”, diz o triatleta curitibano Mauro Cavanha (foto) sobre a disputa que será transmitida ao vivo para o Brasil pela Rede Globo. Estreante na competição entre seleções, ele sabe que um bom desempenho pode lhe render apoios para financiar seu principal projeto: ser um dos três brasileiros classificados para a Olimpíada de Londres, em 2012.
Entre cada etapa, pouco mais de 15 minutos de recuperação física, que incluem sessões de crioterapia (os atletas mergulham em tonéis ou piscinas com gelo, para acelerar a recuperação muscular). “É uma competição de explosão, na qual não tem muito o que segurar ou fazer estratégia. O que diferencia os triatletas é seu poder de recuperação”, diz outro paranaense, Juraci Moreira, atual tricampeão da competição, ao lado dos paulistas Fábio Carvalho e Paulo Myashiro. “É quase outro esporte, se comparado ao triatlo olímpico. É como colocar um atleta dos 100 m rasos para correr dez quilômetros ou vice-versa”, compara.O atual campeão brasileiro na modalidade olímpica, porém, terá de se adaptar ao formato do triatlo rápido: a disputa é entre equipes, compostas por três triatletas cada. Ser o melhor a nadar, pedalar e correr não é o suficiente para garantir o tetracampeonato consecutivo para o Brasil. É preciso ser o melhor por três vezes seguidas. A prova é composta por três baterias compostas, cada uma, por 250 metros de natação, 4 km de ciclismo e 1,3 km de corrida.
Este ano, Juraci abriu mão da vaga no Fast para competir uma etapa da Copa Pan-Americana, em La Paz (Argentina), também neste final de semana, que vale pontos no ranking internacional. Assim, o Paraná perdeu a possibilidade de ter dois atletas amanhã no Guarujá. Em princípio, a seleção brasileira seria formada por Juraci Moreira, Mauro Cavanha e Reinaldo Collucci, que também pediu dispensa da prova para priorizar o ciclo olímpico.
Cavanha formará então a equipe com Fábio Carvalho e o carioca Diego Sclebin, atual campeão sul-americano da modalidade olímpica. O curitibano não esconde um certo nervosismo pela pressão de manter a tradição de bons resultados brasileiros. Mas conta que adaptou os treinos às exigências da prova. Estarão na disputa Brasil, Itália, África do Sul, Ucrânia, Canadá e França.
Apesar de importante, não é o primeiro compromisso do campeão brasileiro em 2011. Seu ano, aliás, começou antes de 1.º de janeiro: em novembro de 2010. “Tirei dez dias de férias em outubro e iniciei o treinamento para este ano logo em seguida. Tudo para conseguir pontuar o suficiente para ficar entre os brasileiros que se classificam para as etapas da Copa do Mundo, a partir de março. Elas contam pontos importantíssimos para o ranking olímpico”, diz.
Cavanha não diminuiu o ritmo nem para os festejos de final de ano. Nas vésperas de Natal e ano-novo, treinou até o final da tarde, antes da comemoração com a família. “No dia 1.º de janeiro, me permiti dormir um pouco mais. Mas à tarde fiz 120 km de ciclismo”, conta.
Na semana passada ele disputou a etapa do Chile da Copa Pan-Americana. Chegou em 13.º lugar, duas posições acima do brasileiro melhor classificado, Juraci Moreira. Para amanhã, diz que pode tentar montar uma estratégia de grupo com Carvalho e Sclebin – só na quinta-feira confirmado no lugar de Paulo Myashiro.
Ao vivo
Fast Triathlon, na Praia de Enseada (Guarujá – SP), a partir das 10 h de amanhã. Transmissão pelo Esporte Espetacular, na RPC TV.
3 comentários:
Parabéns Maurinho, linda prova, e com um sorriso no rosto na 3ª etapa!
Dalhe maurinhooo!!! parabens pela prova.. vc mostro como e vencer bonito!!
A gente tava acompanhando vc!!
Um Abracao,
Gabriel , Tio Vico e Tia Caro
Parabéns Maurinho, assisti a sua vitória no Fast na Tia Luiza e falei com os Garçons que você era de Curitiba e participou várias vezes do Sesc Caiobá e aí aumentaram o volume da TV e todos foram ver você na Globo.
Ah fiquei em 4º Lugar na minha categoria 45+ na Travessia de Caiobá.
Eu estou muito Feliz por a sua conquista e acredito agora que você deve aproveitar esta Mídia toda e pedir apoio p/ CVC, TAM ou GOL para a suas viagens.
Postar um comentário