E este foi o meu terceiro 2°lugar no Campeonato Sulamericano! (2008,2012,2013)
Apesar de ter chego tão perto da vitória em 3 oportunidades, não posso reclamar! Cada prova teve o seu desembaraço, sendo que em nenhuma delas o 1° ou o 3° lugar voltou a figurar entre os 5 primeiros!
A prova de La Paz é sempre uma das principais no meu calendário!
Na última vez que havia participado, acabei desolado por ter ficado fora da festa da premiação e assistido como expectador a entrega de prêmios mais legal que já tinha visto!
Tinha dito pra mim mesmo que na próxima estaria lá em cima, comemorando com a vista do alto do pódio. Pra não esquecer dessa vontade, juntei uns papéizinhos que voavam durante a festa dos vencedores e guardei na minha carteira, eles ficaram comigo por 3 anos (já que a Confederação Brasileira adiou minha participação na prova, clique aqui para ler mais).
Bom, foram 3 longos anos que carreguei os pedacinhos da festa que não festejei, à vista em cada compra que fazia. Queria ter certeza de buscar motivação diariamente pra não ter medo de sofrer nos treinos, pois aquele sentimento de perdedor era muito pior.
Chegou o dia!! 13 de janeiro de 2013, o ano da minha revanche!!
Com uma forte corrente, o rio estava bastante mexido e não fiz uma boa natação, acabei liderando o 2° grupo que saiu próximo de um minuto dos líderes. O ciclismo foi em ritmo forte, me senti bem, mas toda a atenção se voltou para o Oscar Galindez, que reconhecidamente um dos melhores ciclistas do mundo, acabou por juntar vários dos favoritos em apenas um grande pelotão.
A decisão sobrou mesmo para a corrida. Saí da transição e começei a correr o mais forte que podia e desde o km 2 já ocupava a posição com que cruzaria a linha de chegada.
Mas não foi fácil segurar o vice-campeonato, na minha cola vinha o Galindez, ídolo e herói argentino!! Era possível medir quanto próximo ele estava com o barulho ensurdecedor dos admiradores!! Muitos me apoiavam, principalmente meus vários amigos que assistiam, mas a torcida para o Galindez arrepiava até nos 20 segundos a sua frente, onde mais ou menos estava eu!
Na reta da chegada as pessoas praticamente fechavam as ruas com as mãos estendidas em saudação aos competidores, nunca tinha visto tanta paixão de torcedores do triathlon, até o Tiranossauro Rex poderia facilmente alcançar todas as mãos dos dois lados da pista!! Não existe nenhum outro triathlon igual no mundo! Fiquei imaginando quão impossível seria um sprint acirrado com tanta gente querendo participar da chegada dos primeiros colocados!
Bom, terminei forte com medo de perder a posição que tanto protegi e enquanto batia em algumas mãos, cheguei a correr de lado na tentativa de passar entre toda aquela gente, acabei até por esbarrar em alguns.
Bom, terminei forte com medo de perder a posição que tanto protegi e enquanto batia em algumas mãos, cheguei a correr de lado na tentativa de passar entre toda aquela gente, acabei até por esbarrar em alguns.
Garanti meu lugar! O 3° atleta ficou à 16 segundos. Garanti meu lugar! Onde queria chegar.
Lá no alto! Na área VIP daquela festa, e deixando que todos aqueles papéizinhos, que antes tive que buscar no chão, desta vez sem esforço grudavam no meu corpo melado de champagne, como descrevendo uma lei da atração de tanto mentalizar os quadradinhos coloridos!! Objetivo cumprido!!
Como combinamos para depois da prova, levei o champagne do pódio! Eles levaram o ferne com coca (bebida bem popular por lá) e o choripan (pão com linguiça, ou chorizo, outra tradição argentina!).
Hasta el próximo año La Paz!!
2 comentários:
Parabéns!!!
Mauro... Vc une as melhores virtudes que um atleta pode querer... A alegria de competir e a capacidade de chegar entre os primeiros..... Te admiro muito por isso.... Isso faz com que não percamos a esperança em acreditar que ainda existem heróis esportistas....
Postar um comentário