quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cavanha quer ser campeão brasileiro domingo em Macaé

Matéria Pauta Livre, extraída do site cbtri.org.br, dia 30/06/2010...


      Vencedor da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, o paranaense Mauro Cavanha pode, dependendo de combinação de resultados, garantir já no domingo o título da competição por antecipação, se vencer a segunda etapa, que será disputada em Macaé, no Rio de Janeiro.

      E é pensando nisso que a fera tem treinado bastante, até mesmo porque já tem acertada para a semana que vem uma viagem para a Europa onde disputará uma série de provas em busca dos pontos para a chamada “Corrida Olímpica”. Abaixo algumas declarações do quase campeão brasileiro que promete a garra habitual para realizar um dos sonhos que mais persegue em sua vida.

      Fase – “Estou me sentindo muito bem. Fisicamente e mentalmente estou numa das minhas melhores fases, pude comprovar isso no final de semana, onde fui o 4º lugar no Troféu Brasil, uma prova que exige bastante do triatleta, já que o vácuo não é permitido e o pedal tem que estar em dia!! Me senti bem em todas as etapas, o que vai consolidando o suor dos treinos, e me da mais confiança”.

      Campeão brasileiro- “Desde que venci a primeira etapa em Vitória (ES), estou bastante focado em ser campeão brasileiro, dependendo do resultado eu posso garantir o título por antecipação, e vou me esforçar pra isso”

      Água gelada – ‘Não conheço o percurso, mas já estive em Macaé, acho que o contraste da água gelada, com a temperatura alta vai ser a característica principal da prova”.
 
      Prioridade – “Estou priorizando os treinos de natação e corrida, com a intenção de disputar as provas da ITU e somar pontos no ranking internacional, a próxima disputa será já na semana seguinte ao brasileiro, quando estarei na Copa do Mundo de Holten, na Holanda.

      Primeiro semestre – “Eu daria uma nota 7,0 para o meu primeiro semestre. Todas as provas em que participei tive um bom resultado, mas ainda acho que faltou um pouco de natação, também não consegui somar pontos suficientes nas provas continentais, e estou correndo atrás do tempo perdido para marcar pontos no ranking internacional”.

      Meta – “Já em julho estou indo para Bournemouth, uma cidade litorânea ao sul de Londres,com o co-patrocínio da Expand (http://www.expandlanguages.com), pretendo participar de quatro provas internacionais de triathlon, a meta será somar pontos no ranking olímpico já que a corrida até os Jogos de 2012 teve início há 30 dias. Enquanto estiver lá, também aproveito para fazer um curso rápido de inglês, o que pode me abrir várias portas, já pensando numa carreira internacional”.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

4º Colocado no Troféu Brasil

      Arrumei minhas malas de última hora para competir no Troféu Brasil, minha idéia era avaliar meu nível técnico, pois como o vácuo é proibído durante o ciclismo, esta é uma prova exigente onde o pedal conta bastante. Diferente das provas oficiais, tem que fazer força o tempo todo e é possível ter uma idéia mais real da performace comparada com os outros atletas...
     Demorei a decidir, pois talvez os custos fossem muito elevados pra participar de uma prova que não é alvo. Com uma ajuda na hospedagem, passagem de ônibus econômica e uma bike emprestada, já que este tipo de prova exige mais aerodinâmica, e portanto um outro tipo de bicicleta.
     Tenho muito a agradeçer ao Max, que me emprestou sua magrela (que de magrela não tem nada, ela é bem encorpadinha!! rsrsrs) E ao Marcos, com sua tremenda hospitalidade, capacete e roda!!    
     Coincidentemente os dois são ótimos blogueiros!! seguem os respectivos links em seus nomes!!
     Valeu!!

     Enfim, a prova foi mesmo contra-o-relógio, já na natação ficamos espalhados e em momento algum formaram grupos ou pelotões. Fui o segundo a sair da água, atrás apenas do Shiro, oque já me fez avaliar a melhora do rendimento na água...
     No pedal me senti bem, um pouco melhor na segunda volta! Conheci o percurso novo do Troféu Brasil, qual achei muito bom, apesar de ainda terem vários desníveis na pista.
     Saí pra corrida a uns 3 minutos do líder e pouco mais de 1minuto do 2º e 3º. O Antônio Manssur tirou a diferença de uns 15 segundos que eu havia ganho no ciclismo e passamos a correr juntos, o ritmo era forte e a minha sensação alternava: ora me sentia forte, ora fraco...
     Faltando 2,5km estavamos a 20" do Shiro e o Manssur falou: Essa é a hora, se quiser pegar ele, temos que dar um tirão de 1km... Me animei e fui pra frente, estavamos passando os kms a 3'10", o Manssur ficou um pouco atrás e faltando uns 400m cheguei no 3º, mas tive ansia de ganhar e dei o "sprint" antes da hora... quebrei feio, entreguei o 3º lugar nos últimos 200m, e me matei pra não entregar também o 4º lugar, pois o Mansur vinha com tudo!!

Resultado final:
1-Fabio Carvalho - 1:46:22
2-Igor Amorelli - 1:47:16
3-Paulo Henrique Miyashiro - 1:47:38
4-Mauro Cavanha - 1:47:46
5-Antonio Manssur Filho - 1:47:48

Outras informações e resultado completo no site: http://www.troféubrasil.com.br/

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Porque eu não fui ser jogador de futebol !!??


É... como 99% dos brasileiros também já quis ser jogador de futebol!!
Ainda lembro quando estava nas primeiras séries do Ensino Fundamental, e fui com meu pai fazer a inscrição na escolinha de futebol do colégio. Por sorte ou não, já estava lotada!

Minhas outras opções eram Judô ou Natação.
Optei pelo Judô, sempre fui fominha nos treinos, queria logo trocar de faixa!
Lutei por 3 anos, quando fui convidado treinar na equipe mais forte, que treinava anoite, meu pai achou muito tarde e não deixou. Desisti porque não queria treinar na equipe mais fraca. Já tinha pretenção de ser atleta profissional.

Foi então que a Fernanda Keller fez sucesso e pela televisão conheci o Ironman!!
Pronto, tava lascado!! A partir desse dia queria ser um Homem de Ferro!!!

Ahh se soubesse o trabalho que da ser um triatleta!! E olha que ainda nem competi um IronMan, prova que dura mais de 8 horas!!
Durante os treinos ou mesmo competindo, quantas vezes já me perguntei o porque escolhi um esporte tão exigente, que precisa de tanto tempo de empenho e dedicação!!

Triatleta passa um terço do dia treinando!!
Jogador de Futebol nem precisa treinar todo dia...

O trabalho é árduo e o reconhecimento parece tão distante...

Jogador de Futebol ganha a segundona do Estadual e fica milionário...
Triatleta, pra ser milionário, tem que ganhar o Mundial e mais a Mega-Sena!!

Em época de Copa do Mundo me faz pensar ainda mais, lá estão os heróis da pátria, e o Brasil inteiro segue seus passos, desde a formação do elenco até a saída triunfal quando deixam sua nação...

Jogador de Futebol quando viaja nem precisa fazer check-in, passa no tapete vermelho, são assediados pelo público e aterrizam na janelinha do piloto...
Triatleta tem que fazer check-in, depois ir na lojinha pagar a taxa da bicicleta, e sem ser notado vaí até o fundão do avião!!

Tem dias que os treinos não rendem, e tem dias que não rendemos nas competições...

Jogador de Futebol quando está cansado senta no banco dos reservas...
Triatleta cansado... já era!!

Levando todo dia o corpo perto do limite, as vezes ultrapassamos e surgem lesões...

Jogador de Futebol se machuca e continua recebendo salário por meses...
Triatleta se machuca e tem que correr atrás de dinheiro pra fisioterapia!!

As refeições são controladas...

Jogador de Futebol se hidrata com cerveja e é guerreiro...
Triatleta bebe água e no máximo é o motorista da rodada!!

Tanta dedicação as vezes precisa de uma folga...

Jogador de Futebol depois do treino vai pro pagode...
Triatleta depois do treino fica imprestável...

Mas o descanço não pode ser longo, seus adversários estão treinando...

Futebol são 11 contra 11...
Triathlon é 1 contra 100!!

Quanto maior o desafio, maior é a vitória!! O triathlon é um esporte que nos faz crescer como pessoa, conhecer seu próprio corpo e controlar a mente. Foco, disciplina, determinação e vontade de superação viram hábitos da rotina...

Em alguns esportes você precisa ter uma bola...
No Triathlon é preciso ter duas!!

domingo, 13 de junho de 2010

Final de Semana Gelaaaadoo!!!

Temperatura de 8º e garoa em Curitiba!!
O negócio é ficar 2 horas na frente da Televisão!!
Só troquei as cobertas pela bicicleta, a pipoca pela barrinha de cereal, e o refri pela malto!!!
Era dia dos namorados, e não podia deixar de dar uma voltinha com minha fiel escudeira!! rsrsrs
Eu e a Magrela nos 70km das montanhas de Waikiki!!!
Muito exercício, sem intervalos comerciais, ôô suadeira!! rsrs

Na TV era o meu bonequinho contra o Computador, um joguinho de 2horas!!!


Como já falei outras vezes, este é o Computrainer, uma ótima opção para os dias frio e de chuva!
Além de me salvar do frio, e travar verdadeiros combates com rival computador, ele é ótimo para avaliar o desempenho.
Pedalei 70km gerando em média 275 Watts de potência, e o mais interessante é analisar o desempenho de cada perna, pois é possível ver na mesma hora, qual perna e em que altura da pedalada ela é mais forte ou mais fraca...
Numa média 87 rotações por minuto, foram 10.440 pedaladas!!!

Hoje, domingo não choveu, então corri 20km e pedalei outros 60, mas tava frio viu, deu vontade de ter ficado na frente da TV!!! rsrrs



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Powered by Aquasphere!



Em parceria com a 3T e Aqua Sphere, recebi a roupa de borracha modelo ICON e alguns diferentes modelos de óculos da Aqua Sphere!!

Aproveitei para fazer o teste no Mundial Universitário em Valência, que disputei semana passada, e pela primeira vez em minha carreira me senti totalmente profissional, usando um material de 1ª!!


Facilidade para vestir e muito confortável para nadar. No início da natação achei que a roupa estava grande, tamanha a mobilidade dos braços, não precisa ficar "puxando" pra um lado e pro outro, ela simplesmente vestiu!!


O material é ultra-leve, dando bastante flutuabilidade e aquecimento. Além de uma super flexibilidade e a consequente facilidade para remar.


Realmente é muito confortável e não existe aquela sensação de peso no braço, ou seja, sem fadiga extra!!
A natação no frio fica muito mais prazerosa!!


Especificações:
- Material Yamamoto SCS Nanoskin, qual gera maior flexibilidade e facilita o movimento.
- 5 milímetros Aqua-Drive Core ™;
- Aqua-Flex ™  melhor conforto do pescoço;
- Poder-Zone ™ tecnologia de tração no antebraço;
- Aqua-Grip ™ punhos resistentes;
- Zíper desenvolvido para transições rápidas;
- Inclui estojo de proteção.
  
  
Os óculos também são show! Conforto é a palavra certa, principalmente em águas abertas, onde é preciso enxergar a bóia. Um óculos macio também protege dos socos e cotoveladas!!
Este da foto é o Kayenne, com lentes escuras para os dias ensolarados...

- Lentes Ultra Plexisol duráveis ®, visibilidade de 180 graus;
- Um toque, Quick-Fit Buckle ™, para um ajuste perfeito, regulagem simples mesmo usando;
- Ponte do nariz estável, mantém encaixe seguro e confortável;
- 100% de proteção UV;
- Antifog tratamento UV e lentes de clareza de longa duração;
- Silicone para maior conforto e durabilidade.


Os produtos Aqua Sphere realmente me surpreenderam, porque além do conforto eles têm alta performance. Aliando minha dedicação a essa técnologia concerteza vamos colher bons frutos!!!
Me sinto bem melhor preparado para encarar águas geladas!

Agradeço a Aqua Sphere e a 3T por acreditarem em meu potêncial e me oferecerem estes produtos!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Da mais alta mordomia direto pro batente diário!!!

Na volta da Espanha, onde disputei o Mundial Universitário, já estava preparado pra encarar as quase 12 horas de voo entre Madrid e São Paulo:

-Vesti uma calça que virava shorts, pois na vinda tinha passado muito calor, e por sorte tinha essa calça na bagagem!!
-Carregava um tapa ouvido, pois na vinda um berrero de criança não me deixou dormir!!
-Estava com a mala cheia de mantimentos, para não passar fome como na ida!!

Só faltava minha meia de compressão, qual esqueci e cheguei na Europa com os pés inchados.
Mas quem diria!! Minha meia não fez falta alguma, nem passei calor, nem mexi nos meus pãezinhos, e muito menos tive problemas para dormir!

O voo saiu atrasado de Valência, onde foi a prova, e quase perdi a conexão em Madrid. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois fui o último a entrar no avião, e acho que devido ao tal do "over booking" tiveram que me remanejar para a 1ªclasse!!! Não era classe "bussiness" era a primeirona mesmo!!!


Sempre escutava histórias parecidas, e ontem foi meu dia de ganhar na loteria!!

Logo sentei e fiz o teste dos comandos!! zzzzzzzzzz pernas pra cima!! zzzzzzzzzz Televisão!! zzzzzzzzzz Video Game!!!

Mal começou a viagem começou o serviço de bordo:
-amendoas na entrada,
-vinho tinto,
-queijos e salames,
-sopa,
-+ vinho tinto,
-salada de folhas verdes,
-um peixe com molho francês (tipo fumê chanso d' purê!!) rsrs,
-vinho branco doce (o melhor!!!)
-sorvete de torta de morango...

Achei que tivesse acabado o 1º tempo e fui no "toilette", porque 1ª classe não tem banheiro!! kkkkkk
Quando voltei tinham acabado de servir o cafézinho e uns bonbons belgas, então me sentei e pedi o capuccino...
O café veio sem os chocolatinhos e depois que pedi, a aeromoça me entregou um pratinho lotado de bom-bom, devia ter uns 15!!! Fiquei até sem jeito e ofereci pra quem estava sentado próximo!! rsrsrs

Já bem satisfeito! Tirei a famosa sesta (dormidinha), e passei as quase 10 horas que me restavam do jeito que eu sonhava a uns dias atrás quando tinha que sair pra treinar no frio!!
Aproveitei bastante esses 600 minutos assistindo séries de TV e 2 filmes, deitadasso embaixo das cobertas!!
Vez ou outra tive que sacrificar a mordomia pra buscar uma bebida, sanduiche de salmão, salada de frutas, castanhas ou mais uns chocolates que estavam a disposição na copa do avião!!

êêêêêê moleza!!!

Pra completar a mordomia, pelo atraso no primeiro trecho, minha bicicleta não embarcou, e ficou na Espanha, ou seja, nem ia me preocupar com a imigração e muito menos em despachar ela no próximo voo!! Em 48horas, ou seja, até amanhã ela chega aqui na porta de casa!!!

Maaaaasss, como tudo que é bom dura pouco...
Hoje foi um dia daqueles!!!


Nadei 5km, com uma série de VO2 (4x200m)
Corri 1 hora, e fiquei mais 1h30 na academia.
Sem a bicicleta, intensifiquei a musculação e fiz uma série de "Drop Set", com 200kg no Leg Press 45º, com o objetivo de fazer o maior número possível de repetições, por 3 vezes...
Durante a 1ª - já tava doendo...
Na 2ª - tremendo...
Quase morri na última!!!
Terminava a série e ficava agonizando ali na máquina tremendo e ofegante!!


Mordomia denovo agora só daqui uns 6 meses!!! aehuehaueh