sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hoje tive um dia daqueles!!!

Hoje acodei legal, era meio cedo, 6:50 da manhã, mas tudo bem, tirando o frio pra sair da cama!!! rsrs
Fiz uma prova de direito tributário na Tuiutí.
Aí, dei mais uma passada em casa, com uma bela reforçada no café da manhã, e segui pra academia VO2 fazer um "computrainer" ou seja, um treino de ciclismo.
50km, ritmo moderado A1, sem mistérios, com algumas subidas, média de 238Watts, em 1h27min...
Pra casa denovo, meio apressado porque a natação eram as 13:45, morrendo de fome!! bati aquele baita rango!!! E fui pra natação...

Já no caminho, pescando, com 3kg em cada pálpebra!! Pensava "que que eu to fazendo aqui!!". Mas logo vinha um pensamento de determinação, como escutei na palestra do G. Borges: "hoje, vou fazer o meu melhor tempo!!" rsrsrs que ilusão!!
Cheguei cedo na piscina, ainda tinha uns 15 minutos, e eu ainda curtindo a minha digestão!! Fiquei torcendo pra esses minutinhos demoraaarem!!! Sono e Frio, esses são os piores inimigos!! E eu alí, combatendo com afinco a preguiça, gerada por eles!! rsrs

Chegou na hora!! Fui pro vestiário, e na hora de entrar na piscina fiquei naquele (vô, não vô!!).
Mas daí o pensamento de superação e a pressão de estar querendo largar uma Copa do Mundo de Triathlon, foi maior!!
Dei um mergulho, e já nas primeiras braçadas aquela dor de fadiga era constânte. Sempre com muito otimismo pensava "Depois do aquecimento vai melhorar" e nada... "Depois dos tiros de velocidade melhora"...
E assim fui até a série: 2x(1x100m/2x75m/1x50m)-VO2
Olha que eu tentei!! fiz o primeiro com os braços ardendo pra 1'11" e ainda tinha esperanças de melhorar a fadiga já crônica!! rrsrsrs

Mas não teve jeito, no meio da série, quando me convenci que não melhoraria, pensei "Já que estou aqui, pelo menos treino minha cabeça!!", e assim foi, sem jogar a toalha, terminei a série com gosto de ácido lático na boca!! rrsrs
Os tempos foram em média 3 a 6 segundos piores, e numa série curta, 1 segundo é muito!! (pros curiosos!! as médias foram: 1'11"/52"/32")
Como digo o ditado: "Nem sempre o leão caça o que quer, mas mesmo assim, tem que caçar!!!" Mauro Cavanha!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ir e Vir, ou não ir!!? Eis a questão!! rsrsrs

A grande maioria dos atletas profissionais brasileiros, excetuando os boleiros!!! rsrsrs
Vivem um constânte dilema!! Talvez me referindo ao título, fosse melhor apenas o Ir!!! mas esse é outro assunto!!

Comigo não tem sido diferente...
Numa mistura de azar e alguns descuidos, hoje tenho como meta, ingressar na seleção brasileira, grupo de 6 atletas, os quais têm suas viagens custeadas pela CBTri, a Confederação.

No ano passado, em Vitória, foi a primeira etapa, e não dei a devida importância chegando num 8ºlugar.
No Rio, pensava que recuperaria posições, mas um pneu furado me tirou da disputa.
Última etapa na Bahia, minha única chance era ganhar a prova, o que não aconteceu, apesar de garantir o vice-campeonato brasileiro profissional, acabei em 8ºlugar no ranking da seleção...

Hoje estou planejando uma sequência de provas. Já que o critério de integrar a seleção é ter pontos no ranking brasileiro e no internacional.
Mas com um orçamento controlado, não é tão fácil de realizar essas escolhas.

A idéia é, em uma única viagem, participar do máximo de provas possíveis! É lógico que não é o ideal, pois é uma sequência cansativa, e fica difícil cumprir o treinamento. A alimentação também é prejudicada, pois além dos diferentes costumes, sempre procuramos as opções mais baratas. Mas é o melhor jeito de aproveitar os seus dardos, ou suas investidas...

Minha primeira idéia era viajar para China, teriam 3 provas na Ásia, todas Copas Panamericanas, relativamente mais fáceis, mas a questão é que os gastos iriam facilmente superar os 6 mil... E aí?? Vendo a bike nova que trouxe dos EUA?? Bom, se entrar na seleção pode ser que valha a pena, pois ano que vem vou participar de várias provas, sem tantos dilemas!!!

Aí surgiu uma nova idéia, porém mais ambiciosa. Também são 3 provas, dessa vez na Europa, porém a mais fraca é uma "World Cup" ou Copa do Mundo, e as outras duas são etapas do Campeonato Mundial!! Passando por Londres, Hungria e Alemanha, num orçamento um pouco menor, devendo chegar nos 4k!! Um pouco mais fácil de ser realizado financeiramente, porém muito mais arriscado nas buscas pelos pontos no ranking mundial da ITU!!

E aí fica o dilema!! Aposto minhas fichas!!? ora me sinto confiante, ora com medo de dar um passo maior que a perna!! Acho muito ruim o atleta brasileiro não passar por uma base, e assim "Ou Vai ou Racha"!!! rsrsrs
É verdade que pode ser mais emocionante!! Mas não queira estar na pele de um atleta que almeja ser profissional!! rsrs
Pode ser que daqui um tempo eu ria de tudo isso, mas hoje é um tanto desconfortante!

Do mesmo jeito que um passarinho aprende a voar, talvez eu precise desse empurrão!!
Porisso estou quase certo em competir na Europa, não esquecendo da segunda etapa do brasileiro, dia 12 de julho no Rio de Janeiro, próximo alvo!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Se cair, levante... Nick Vujicic

Vídeo motivacional, por Nick Vujicic, legenda em espanhol...

video

Sem os Braços, sem as pernas, sem preocupações...
Com este título, Nick, hoje com 27 anos, pretende escrever um livro, contando suas experiências.
Ele que nasceu sem membros, apenas, como ele diz no vídeo, com uma "coxinha de galinha", vive uma vida sem limites, nos ensinando a não ouvir os limites impostos pelos outros e a seguir adiante.
Uma das lições oferecidas por Nick é "Quando cair, levante, se não conseguir, continue tentando até que termine, de um jeito forte...
Porisso agradeça as suas qualidades, e não pense no que não têm... seja um visionário, sem limites...

domingo, 21 de junho de 2009

Gustavo Borges...

Ontem, dia 20, aconteceu em Curitiba uma palestra com o atleta Gustavo Borges. Um evendo do Sindiclubes, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, trouxeram o super-atleta para falar sobre sua carreira esportiva!!

Seu tema era motivação e o atleta medalhista olímpico muito bem humorado, interagiu com o público e falou sobre a motivação e o foco. Frizou que devemos achar a motivação mesmo nos dias ruins, e assim contou várias experiências nos mostrando que alguns dos seus melhores treinos aconteceram nos piores dias, onde o cansaço, stress e a preguiça eram os piores adversários, ou seja, VOCÊ MESMO!!!


Sendo um atleta profissional de sucesso, é muito bem vinda todas as suas experiências, algumas já vivenciei, outras, ainda por vir!! Me identifiquei, quando ele falou sobre competir lado a lado com o seu ídolo, que na época, ele sendo fã do Beyonce, nadador francês, não conseguia se concentrar na sua competição, e sim na foto que ia tirar com o então campeão, do qual acabou levando um pal!! (palavras do GB!!) rsrsrs

Achei também muito legal quando ele falou sobre os seus sonhos, e que você deve achar um meio para alcançá-lo. Com esta tela, palestrou sobre estes caminnhos, mostrando que se quiser alcançar um grande sonho, vai ser exigido um grande empenho e sacrifícios, além de muita CORAGEM...

Aí no final fomos (os triatletas) tirar uma fotinho com o Gustavo!! O fotógrafo era bom, e não me deixou tão baixinho perto dele, que têm 2,09m!! rsrsrs (valeu Cláudio!!)

sábado, 20 de junho de 2009

Treino, ou diversão!!?

Hoje fiz um treino diferente!!
Peguei minha magrelinha e fui pedalar num percurso dos Alpes Europeus!!

Não tava tão frio, fui só de regatinha e ainda fui sem capacete!
Nossa, como é bom pedalar lá, sem nenhum buraco, sem carro passando perto ou caminhão buzinando, liguei uma música e fui embora!!!
Depois de uns 30km escalando os Alpes, encontrei um português e fomos batendo papo e pedalando juntos, agora num percurso plano, até completar 50km...

Onde é esse paraízo!! Não tá entendendo nada? e se eu falar que ao invéz disso fiquei 1h30min jogando video-game!! ehhehehe

CALMA!! NÃO ESTOU SURTANDO!! rsrs, explico:

Tirando a foto lá encima, por incrível que pareça, todo resto é verdade!!

Levei a bike até a VO2Sports, academia parceira focada no triathlon e lá fiz um treino no CompuTrainer.. (ahmmm!!! entendi!!) rsrsrs

Pra quem não conheçe, é um rolo, que fica ligado ao computador. Assim você coloca seus dados, calibra o rolo, escolhe um percurso e manda braza!
O computador, por sua vez, ligado a TV, é como se fosse um vídeo-game. Você controla um bonequinho, e quanto mais pedala, mais rápido ele vai!! Podendo "jogar" contra o computador, ou contra outros atletas (foi quando chegou o portuga!). Nessa academia existem lugar para 4 participantes por vez.

Na escolha de um percurso montanhoso, como eu fiz na primeira hora, chegando nas subidas o rolo ofereçe uma resistência compatível com a subida. Sendo indicada na tela na forma de porcentagem, a dificuldade da subida. Além de outros importantes dados como distância, velocidade e potência (atual e média) e RPM. Cheguei em alguns momentos a estar subindo a 6% de inclinação, o rolo quase travava!! Tem que colocar uma marcha leve, e mesmo assim fazer força!!!

O mesmo aconteçe no sentido inverso, ou seja na decida. Ou ainda chegando próximo do adversário, você entra na zona de vácuo, fazendo com que o rolo tenha menos resistência.

Aqui estou pronto para começar, se reparar na parte inferior da TV, têm a altimetria do percurso!! O meu, é o bonequinho branco da esquerda, que deu um pal no computador!!! auehaueh
É muito bom ter mais esta ferramenta de trabalho, principalmente nos dias inconstântes de Curitiba, onde o frio e a chuva são constantes, além de ser uma ótima oportunidade de treinar usando os Watts, ou seja, a potência...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cataratas do Iguaçu!!!

Depois dos Jogos Jurídicos, não pude deixar de dar um pulo nas Cataratas do Iguaçu!!!
Tirei uma foto igual aquelas que o pessoal tira com capinha de chuva, quase embaixo de uma das cascatas!!
Tava preparado pra sair de lá enxarcado!!
Então fui lá pertinho, no lugar mais próximo e...

CADE A ÁGUA!!!! As cataratas estavam secando!!! rsrsrs
Lembro que a última vez que estive lá, com meus pais, agente saia pingando!!!

Não sei exatamente o motivo, mas a estiagem fez com que a vasão que normalmente é de 900 m³/s, chegasse a apenas 400 m³/s!!
Bem que a Fer me avisou antes de eu ir!!! rsrsrs
Mas mesmo assim o lugar é exuberante e tem uma energia única!!!


Vote nas Cataratas como uma das 7 maravilhas do mundo!!
Eu já votei!! Mas difícil é escolher as outras 6!!! rsrs

Depois voltando no ônibus, olha só quem eu encontro!!!
Era a bóia do triathlon!! rsrsrs
Tava tirando uma folguinha pós IronMan!! aeuhaueheaeuahe



Reparem na semelhança!!! rsrrs
Esse cara não pode ir num triathlon vestido assim, senão vai desviar a direção de todo mundo!! hehehheheh

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jogos Juridicos 2009

Aconteceu em Foz do Iguaçu, dos dias 11 a 13 de junho...
Representei a Universidade Tuiuti, a qual teve um reforço de peso!! rsrsrs

Competi as provas de natação e atletismo e trouxe pra minha universidade 6 medalhas!! Não foi igual ao Phelps nas Olímpiadas, mas queria ver ele correr também!!! rsrsrsrs

Os resultados foram os seguintes:

Natação:
200m livre = 2'08"01 - ouro
50m livre = 26"23 - prata
50m golfinho = 30"03 - bronze
50m costas = 32"30 - quarto lugar

Atletismo:
1.500m = 4'41"23 - ouro
800m = 2'13"44 - ouro
400m = 59"16 - ouro

segunda-feira, 15 de junho de 2009

70.3 Meio IronMan - Penha

Mudança no planejamento das provas!!
Adicionei o 70.3 Penha no meu calendário!!
Faz um bom tempo que não participo de um Meio-Iron!! Acho que o último foi no Rio de Janeiro em março de 2007, quando houve aquela polêmica sobre o vácuo.
Terminei a prova em 3º, mas subi no pódio em 2º, e a polêmica se desenvolveu pois, dentro do enorme pelotão que se formou me perseguindo, alguns grandes nomes do triathlon nacional não foram penalizados... Culpa da organização, que inclusive alterou as regras depois desta prova.
Ahh também fui 4ºlugar em 2008, no Campeonato Brasileiro de Longa Distância que têm as distâncias (3km, 80km, 20km), portanto um pouco diferentes de um meio iron (1,9km, 90km, 21km).

Desde então não participei mais, não por ter sido prejudicado no Rio, mas por ter focado mesmo na distância olímpica. O calendário destas provas nunca bateram com o meu calendário de preparação para as provas olímpicas, as quais sempre têm preferência.

Bom, enfim minha volta já está marcada! Será dia 29/Agosto, no Parque Beto Carreiro World - Penha/SC, com número de peito nº13, volto a competir a prova sem vácuo "solo" que é o Meio IronMan!! Prova que qualifica para o Campeonato Mundial Ford IronMan 70.3, a ser disputado em novembro de 2009 na Flórida/EUA, espero pegar uma das 70 vagas distribuídas!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tomei a mesma coisa que o Lance!!!

Respondendo a pergunta do Pedro feita no Bate-Papo!!

O segredo tá numas pastilhas do Lance Armstrong!! rsrsrs

Antes da prova em Austin, o CapTexTri, vendo as várias lojinhas que tinham no simpósio, uma das lojinhas ofereciam cápsulas mágicas!! A propaganda era: Coma 25 frutas e vegetais numa cápsula! E assim as cápsulas oferecida por eles me dariam as mesmas quantidades de fibras, vitaminas e minerais do que comendo estes 25 alimentos.
É claro que experimentei 2 das cápsulas, elas eram mastigáveis e saborosas...
Será que foi isso que fez eu correr!!?
Acho que não!! mas ainda não acabei!! rsrsrs

Achei interessante as cápsulas, pois nos EUA as frutas e verduras custam o triplo daqui do Brasil, só pra exemplificar uma melância chegava a custar 12 reais, e o açai então nem se fala!!

Bom, continuando o passeio nas lojinhas do simpósio, passei pela loja do Lance Armstrong!! A Mellow Jonnhy!! Que ganhou esse nome pela dificuldade dos americanos em pronunciar "maillot jaune" que em francês significa "camisa amarela" a camiseta do líder do Tour de France!!

Bom enfim, na lojinha do Lance eles estavam oferecendo umas pastilhas energéticas, do tamanho de balinhas, com a consistência de uma barra protéica, entre a composição havia carboidratos, aminoácidos, cafeína e vitaminas! Peguei 3 balinhas!!

Antes da competição prendi no quadro da magrela!! E durante o ciclismo comi as 3!!
E agora?? será que foi isso que fez eu correr!?? auheuaehuaeh

Bom, brincadeiras a parte, recentemente li uma matéria com declarações de Bernhard Kohlum, ciclista que usou o doping desde os 19 e só agora 8 anos depois, usando drogas ergogênicas, foi pego no exame anti-doping. Ele afirmou que realizou uns 200 testes e pelo menos em 100 ele estava fazendo o uso de substâncias dopantes, colocando em cheque o próprio exame anti-doping... Para mim o ciclismo é um esporte a parte, onde o doping virou algo rotineiro e diário do cilista, talvez 99% dos ciclistas já fizeram o uso do doping. Essa é uma vantagem do triathlon, que é um esporte muito amador se comparado ao ciclismo onde um atleta tem o acompanhamento de um médico personal trainer!!

Eu acho que vai da cabeça de cada um, eu não competiria dopado porque não é essa a idéia do mérito esportivo, qual eu persigo!! Agora eu dopado rsrsrs imagina quando eu correr na casa dos 29, que mais cedo ou mais tarde, chego lá!!

Já fiz um único exame anti-doping em 2008, e deu, como teria que dar, negativo.
Então, em primeiro lugar, fica a consiência. Eu quero participar dos Jogos Olímpicos e ser um atleta de ponta, porisso mantenho uma dieta equilibrada e deixo em segundo plano minha vida social. Festas então... tirando a virada do ano, não consigo lembrar quando foi a última vez que fiquei fora de casa depois da meia-noite!! E tal uso de doping iria na contra mão da tal vida dedicada que estou tendo a mais de 10 anos!!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Banho de chuva!!!

Um mal dia de treino vale mais que um bom dia de trabalho!!!

Hoje fui pedalar no frio... pelo menos essa era a minha intenção, não esperava frio e mais a chuva!!
Mas como não queria ficar mais um dia sem pedalar, coloquei uma roupa reforçada contra o frio, e por sorte coloquei também uma capa corta-vento! que serviu como capa de chuva!!!

O chão já estava secando, e apesar das nuvens meio escuras, achei que pelo menos nas próximas horas não iria chover!!
Saí de casa, e não deu outra, depois de 10 minutos já veio a bendita chuva!! rsrsrs
É a pior sensação, vc está sequinho e começa a molhar as mãos, braços e pernas, e depois vai molhando a sapatilha... A meia de algodão fofinha! vira um gelo e ainda fica preta de tanta areia...

Já com a intenção de abortar o treino, fiz meia volta e fazia o caminho de casa. Mas aí a chuva deu uma diminuída e como não estava passando frio e já enxarcado com a chuva!! resolvi pedalar mais um pedaço... E assim treinei 50km ora com chovisco, ora com chuva forte!! Sentindo ora o calor das jaquetas e ora o frio das mãos e dos pés!! E ainda a cada gole de água da minha garrafinha, ficava um tempão cuspindo a areia que tinha ficado na tampinha!! rsrsrs

Cheguei em casa com o pé congelado!! e com a roupa toda suja de areia e terra, fui direto tomar um banho de mangueira (eu e a bike!!) e aí já começando a sentir o frio entrei num banho quente!!

Apesar do frio, valeu a pena, pois com o início do inverno os treinos de ciclismo acabam tendo menor volume e assim qualquer treino de 40km acaba contando bastante!!!

Caso for bancar o louco como eu! proteja as extremidades do corpo e diminua a velocidade!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Você sabe o que é o Triathlon???

Não se trata de teatro, e tambem não fazemos um esporte de cada vez!!

Para os verdadeiros leigos no assunto, aqui segue a minha definição científica do que é esse esporte tão cativante!!!

por mim mesmo!!!

Você sabe o que é o Triathlon???

Trata-se do efeito de afirmar-se categoricamente, determinado a cumprir certa distância, sobre a estensão de uma determinada área em um líquido (normalmente) incolor e inodoro!!

Por impulsão própria, através de uma série de atividades de tração das pernas e braços, e através da força que age para cima com módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo, e cujo ponto de aplicação é o centro da gravidade desse volume, ou seja, o empuxo.

Completado o primeiro estágio, o praticante segue para o ato de deslocar-se acionando com o pé, a peça mecânica de comando ou de transmissão, a qual faz parte de um veículo.

Veículo este constituído por um quadro montado em duas peças de formato circular, que se movimenta através de um eixo, ordinariamente grandes, alinhadas uma atrás da outra e com raios metálicos, cuja da frente é manobrada por uma barra de metal movimentada manualmente, e a de trás é tracionada pelo pedal através de uma cadeia de metais (o grilhão), que circula pela superfície plana entre duas circunferências concêntricas, e ainda é dotado de um pequeno assento sobre qual se monta um praticante deste esporte. (ou desmonta como na foto abaixo!! rsrsrsrs)

Após uma rápida transição o atleta parte para a última fase, seguindo de uma sequência de impulsos, ocasionados em grande parte pela fricção entre duas superfícies de contato, que é comum aos fenômenos em que o movimento relativo é freado pelas forças de adesão existentes entre o pé (e o calçado) com o chão.

Repousando ora sobre um, ora sobre outro membro inferior, compreendido entre o trocantenter e o tornozelo, num andamento geralmente mais veloz que a marcha.

E depois sim, vem o tão merecido descanço, irrigado pela produção de serotonina produzido durante o esforço, e só então entendemos o porque do tamanho empenho dos atletas!!

sábado, 6 de junho de 2009

Piscinão de Austin!!!

Sem dúvidas um dos lugares mais legais que conheci foi a piscina de 400m...

Próximo do centro da cidade, "Barton Springs", como é chamada, tem sua formação de fontes de água natural.
Um pouco fria para treinar, mas fiz ótimos treinos regenerativos de até 30 minutos. tempo que ainda é tranquilo de suportar sem a roupa de borracha! Excelente lugar para o treino de natação de triatletas, pois num treino de 4.000m, teria que fazer apenas 9 viradas!!

Treinos regenerativos não apenas para musculatura, mas também para a cabeça, pois era como um passeio muito divertido! Com a água cristalina, é possível ver o fundo, que em alguns pontos passavam de 3 metros, formados por pedras e algas.
Também é fácil ver alguns peixes, que jogados por alguém se criaram naquele novo habitat!

Em cima, eu e o Daniel antes de começar o treino! e abaixo um pequeno vídeo onde estou nadando!!

video

terça-feira, 2 de junho de 2009

Treinamento fora do Brasil...

Não há o que se discutir em relação aos benefícios em treinar fora do país.
Já tive oportunidade de treinar por 3 meses na Itália e agora por 5 semanas nos EUA, e ainda quando em competição,dentro destes 5 anos de triathlon, passei por alguns dias em várias outras regiões ao redor do mundo, como Colômbia, Espanha, China, Japão, México, Argentina, Venezuela, Chile e Peru. O que é muito pouco se comparado à atletas profissionais, que nem precisam se preocupar em como se desdobrar financeiramente para disputar uma etapa internacional...

Em 2004, minha primeira grande temporada, em Sardenha na Itália, treinei numa equipe pequena, mas já com uma visão profissional. Assim dei meus primeiros passos numa carreira esportiva. Pela primeira vez eu representava uma equipe que cobria meus gastos básicos, e assim me sentia com mais responsabilidade. Tive uma temporada de sucesso, com bons resultados e várias manchetes nos jornais italianos!!

Este ano, nos Estados Unidos, realmente eu percebi a diferença de uma visão profissional do esporte. Enquanto aqui no Brasil, temos que valorizar com muita estima os apoiadores e os raros patrocinadores, logo que cheguei em Austin, uma loja de bikes, a Jack & Adams me deu inscrições para as provas regionais, e ainda me ofereçeu um belo desconto, que iria além do preço de custo em qualquer equipamento. Ou seja, uma visão de marketing que ainda engatinha em nosso país.

Ainda nos EUA, tive ótimas experiências nos treinamentos, principalmente no ciclismo. Os carros, não passam a menos de 1 metro do atleta. Qualquer rua é asfaltada em perfeitas condições, tanto que não vi buracos, e tive o pneu furado uma única vez.

Outra coisa que me chamou a atenção é que todas as vezes que fui correr em pista de atletismo, ela estava lotada de pessoas treinando e isso é muito motivante.
Aqui no Brasil, a única coisa que treinam é o futebol, no centro da pista!!

Muito curioso foi a diferença na organização dos eventos, todas com a típica comida "Fast-Food" americana!! Participei de 4 provas:

- a primeira aconteceu no domingo às 9:00 da manhã, como praticamente todas as provas brasileiras. Com 1000 inscritos e depois da prova, além de frutas e água, muito hamburguer, batata frita e cerveja ou refrigerante!!

- a segunda aconteceu num sábado às 16:00 da tarde, e depois da prova cereais, muffins, chocolates e café com leite!!

- a terceira foi numa terça-feira às 18:00!! Aconteceu dentro de uma academia que possuia um pequeno lago!! E depois da prova muito refrigerante e Hot-Dogs!!

- a última foi segunda-feira à 12:45, com 2.600 inscritos e acabou em Pizza!! Isso mesmo! Depois da prova Pizza, alguns salgadinhos e isotônicos!! rsrsr

Todas as provas muito bem organizadas, com forte nível de atletas, apenas uma volta na natação, percurso muito bem indicado, com chip para aferir as parciais, além de suficientes banheiros públicos.

Sem dúvidas foi uma ótima investida, ainda maior com a 4ª colocação obtida num evento do Circuito Mundial. Penso em voltar outras pequenas temporadas na terra do Tio Sam, pois tenho expectativa de ser melhor reconhecido, e conseguir bons patrocinadores, pois apesar de ser por 2 vezes o Vice-Campeão Brasileiro (2007,2008) nunca obtive recursos, que não fossem dos programas de incentivo de Curitiba e agora do programa federal Bolsa-Atleta, os quais, junto com meus apoiadores (Faculdade Tuiuti, Digisound, Vo2Sports e 3Tstyle) tenho imenso valor e agradeço imensamente por aqui, no Brasil, eu ter condições de levar uma vida de atleta...

A conclusão que fica é que sempre vale a pena, além do aprendizado conhecendo diferentes culturas, voltamos motivados, com cabeça arejada, cheio de novas experiências e crescemos não só no esporte, mas também na experiência de vida. Assim se tiver a oportunidade não pense duas vezes, seja profissional ou amador, seja por 3 dias ou alguns anos!! Embarque nessa idéia!!