terça-feira, 2 de junho de 2009

Treinamento fora do Brasil...

Não há o que se discutir em relação aos benefícios em treinar fora do país.
Já tive oportunidade de treinar por 3 meses na Itália e agora por 5 semanas nos EUA, e ainda quando em competição,dentro destes 5 anos de triathlon, passei por alguns dias em várias outras regiões ao redor do mundo, como Colômbia, Espanha, China, Japão, México, Argentina, Venezuela, Chile e Peru. O que é muito pouco se comparado à atletas profissionais, que nem precisam se preocupar em como se desdobrar financeiramente para disputar uma etapa internacional...

Em 2004, minha primeira grande temporada, em Sardenha na Itália, treinei numa equipe pequena, mas já com uma visão profissional. Assim dei meus primeiros passos numa carreira esportiva. Pela primeira vez eu representava uma equipe que cobria meus gastos básicos, e assim me sentia com mais responsabilidade. Tive uma temporada de sucesso, com bons resultados e várias manchetes nos jornais italianos!!

Este ano, nos Estados Unidos, realmente eu percebi a diferença de uma visão profissional do esporte. Enquanto aqui no Brasil, temos que valorizar com muita estima os apoiadores e os raros patrocinadores, logo que cheguei em Austin, uma loja de bikes, a Jack & Adams me deu inscrições para as provas regionais, e ainda me ofereçeu um belo desconto, que iria além do preço de custo em qualquer equipamento. Ou seja, uma visão de marketing que ainda engatinha em nosso país.

Ainda nos EUA, tive ótimas experiências nos treinamentos, principalmente no ciclismo. Os carros, não passam a menos de 1 metro do atleta. Qualquer rua é asfaltada em perfeitas condições, tanto que não vi buracos, e tive o pneu furado uma única vez.

Outra coisa que me chamou a atenção é que todas as vezes que fui correr em pista de atletismo, ela estava lotada de pessoas treinando e isso é muito motivante.
Aqui no Brasil, a única coisa que treinam é o futebol, no centro da pista!!

Muito curioso foi a diferença na organização dos eventos, todas com a típica comida "Fast-Food" americana!! Participei de 4 provas:

- a primeira aconteceu no domingo às 9:00 da manhã, como praticamente todas as provas brasileiras. Com 1000 inscritos e depois da prova, além de frutas e água, muito hamburguer, batata frita e cerveja ou refrigerante!!

- a segunda aconteceu num sábado às 16:00 da tarde, e depois da prova cereais, muffins, chocolates e café com leite!!

- a terceira foi numa terça-feira às 18:00!! Aconteceu dentro de uma academia que possuia um pequeno lago!! E depois da prova muito refrigerante e Hot-Dogs!!

- a última foi segunda-feira à 12:45, com 2.600 inscritos e acabou em Pizza!! Isso mesmo! Depois da prova Pizza, alguns salgadinhos e isotônicos!! rsrsr

Todas as provas muito bem organizadas, com forte nível de atletas, apenas uma volta na natação, percurso muito bem indicado, com chip para aferir as parciais, além de suficientes banheiros públicos.

Sem dúvidas foi uma ótima investida, ainda maior com a 4ª colocação obtida num evento do Circuito Mundial. Penso em voltar outras pequenas temporadas na terra do Tio Sam, pois tenho expectativa de ser melhor reconhecido, e conseguir bons patrocinadores, pois apesar de ser por 2 vezes o Vice-Campeão Brasileiro (2007,2008) nunca obtive recursos, que não fossem dos programas de incentivo de Curitiba e agora do programa federal Bolsa-Atleta, os quais, junto com meus apoiadores (Faculdade Tuiuti, Digisound, Vo2Sports e 3Tstyle) tenho imenso valor e agradeço imensamente por aqui, no Brasil, eu ter condições de levar uma vida de atleta...

A conclusão que fica é que sempre vale a pena, além do aprendizado conhecendo diferentes culturas, voltamos motivados, com cabeça arejada, cheio de novas experiências e crescemos não só no esporte, mas também na experiência de vida. Assim se tiver a oportunidade não pense duas vezes, seja profissional ou amador, seja por 3 dias ou alguns anos!! Embarque nessa idéia!!

6 comentários:

simplifique disse...

seu ultimo paragrafo diz tudo. viajar é o melhor investimento que se faz. eu, a minha esposa e o meu filho de 2 anos vamos para espanha, dinamarca e portugal. vamos para a casa de amigos e parentes. imagina o qto isso não mudará a cabeça de todos nós. outro dia, me assustei com a dinamarca, achei q fosse longe, mas nem tanto. é isso. parabens e sucesso na carreira.

FREE ATLETA disse...

É Cavanha o Brasil engatinha mesmo a respeito de patrocínio, mas vejo que sua cidade está caminhando mais rápido que o resto do Brasil.Uma pena pois o esporte c/ certeza tiraria das ruas um monte de desocupados.Realmente não entendo a logística do nosso pais. Já, a dos empresários vixi !!!! Bando de mercenários que visam sempre o lucro em cima de qualquer um, não importa sua atividade. Montada a tenda, se tiver afins de participar tem pagar um pau !!!! kkkk... Desculpa minhas palavras te digo isso pq tenho 35 anos de idade e 26 anos de surf, o que me fez abandonar o tour foi justamente o tal patrocínio, cada merda que eu ouvia dos empresários, isso me fez ver como o Brasil é atrasado nesse lance.Felizmente hj temos bem mais apóio mas continua lento pacas. Bom, relax o importante é está sempre em atividade e aproveitando as oportunidades que nos aparecem. Classe A seu post,saúde e paz, abraço hermano...

Marcos Apene do Amaral disse...

O jeito de "burlar" essas dificuldades é unindo-se com quem está comprometido com o esporte! Conte comigo! Abraços e treina que em Ubatuba eu vou dar trabalho!

fernanda bau disse...

Genteeeeeeeeee .. to muito estranha nesta foto hahahaha ,mais é muito bom me ver ai !! e saber que logo to tendo esta felicidade devolta !!! mais ta doido to meio estranha hahahaha ....

Verônica Martins disse...

e nessas voltas ao mundo, qdo quiseres vir a santos treinar!
é só chegar fio...não é uma austin, california, japão da vida...haha mais é uma cdade legal pra treinar!
Beijaoo Maurinho

ps: o loco meu, tentei ganahr um timex mais ta dificil, rs...haha maior enigma!
bjao veroka

Ernani Souza disse...

OLA MAURO,BOA TARDE.
QUERIA TROCAR UMAS IDEIAS COM VOCÊ, QUANDO PODER ME MANDA UM E-MAIL ERNANIBI@BOL.COM.BR E OU ME ADICIONA NO SEU MSN ERNANIMTB@HOTMAIL.COM
FORTE ABRAÇO E BONS TREINOS