terça-feira, 9 de junho de 2009

Você sabe o que é o Triathlon???

Não se trata de teatro, e tambem não fazemos um esporte de cada vez!!

Para os verdadeiros leigos no assunto, aqui segue a minha definição científica do que é esse esporte tão cativante!!!

por mim mesmo!!!

Você sabe o que é o Triathlon???

Trata-se do efeito de afirmar-se categoricamente, determinado a cumprir certa distância, sobre a estensão de uma determinada área em um líquido (normalmente) incolor e inodoro!!

Por impulsão própria, através de uma série de atividades de tração das pernas e braços, e através da força que age para cima com módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo, e cujo ponto de aplicação é o centro da gravidade desse volume, ou seja, o empuxo.

Completado o primeiro estágio, o praticante segue para o ato de deslocar-se acionando com o pé, a peça mecânica de comando ou de transmissão, a qual faz parte de um veículo.

Veículo este constituído por um quadro montado em duas peças de formato circular, que se movimenta através de um eixo, ordinariamente grandes, alinhadas uma atrás da outra e com raios metálicos, cuja da frente é manobrada por uma barra de metal movimentada manualmente, e a de trás é tracionada pelo pedal através de uma cadeia de metais (o grilhão), que circula pela superfície plana entre duas circunferências concêntricas, e ainda é dotado de um pequeno assento sobre qual se monta um praticante deste esporte. (ou desmonta como na foto abaixo!! rsrsrsrs)

Após uma rápida transição o atleta parte para a última fase, seguindo de uma sequência de impulsos, ocasionados em grande parte pela fricção entre duas superfícies de contato, que é comum aos fenômenos em que o movimento relativo é freado pelas forças de adesão existentes entre o pé (e o calçado) com o chão.

Repousando ora sobre um, ora sobre outro membro inferior, compreendido entre o trocantenter e o tornozelo, num andamento geralmente mais veloz que a marcha.

E depois sim, vem o tão merecido descanço, irrigado pela produção de serotonina produzido durante o esforço, e só então entendemos o porque do tamanho empenho dos atletas!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai, depois desta tua descrição ficou difícil, porém, como você não está concorrendo, acho que ainda temos chances!! Vamos tentar por aqui. Um abração Maurinho e Maurão!!!

Pablo Bravo disse...

Grande Mauro, depois da tua definição de triathlon, acho que vou até desistir do esporte hehe, é muita coisa para o índio aqui eheh

Quando eu tiver a frase bala, eu mando para colocar o amplificador na fubica.

Grande abraço