domingo, 10 de agosto de 2014

Cérebro em Forma! (Parte 2)

>>> se você ainda não leu: (Parte 1)

Natural existir conceitos errados, pois para qualquer progresso, é necessária uma inicial desordem.

Aqui tento passar um pouco dos últimos estudos que tenho feito, desde que percebi alterações nos exames clínicos de rotina: tireoide desregulada, nível de insulina alto, testosterona baixa, falta de vitamina D e colesterol total a 281 em uma época em que ingeria praticamente nada de colesterol.

Sabiamente um médico muito bom de Curitiba, me orientou para não me preocupar com o tal colesterol, mas sim me preocupar com os outros dados, pois não teria como ser atleticamente competitivo com aqueles resultados do meu exame.

Reposição hormonal seria um caminho complicado, já que estou sujeito a exames antidopagem, e caberia um longo processo para liberação por isenção terapêutica. Ainda necessitaria do apoio da Confederação Brasileira de Triathlon, oque achei que seria complicado.

Estudar não faz mal a ninguém! E me dediquei desde então a descobrir a razão do meu sistema estar tão “fora de forma”.

Nosso corpo produz cerca de 70% do colesterol disponível em nossa corrente sanguínea, e quanto menos colesterol comemos, mais colesterol produzimos. Existe um porque do nosso corpo produzi-lo, e é o colesterol que faz a ponte entre um neurônio e outro, através das sinapses. Portanto é certo que a falta de colesterol disponível vai desencadear doenças mentais. 

E justamente o colesterol “ruim” LDL, é quem transporta esses ácidos graxos tão necessários ao nosso cérebro.
Segundo vários estudiosos modernos, o real vilão do nosso cérebro é o açúcar, conhecido como a principal causa da diabetes é também causador de inflamações e oxidações na corrente sanguínea, causando obesidade, letargia, cansaço, além de prejuízo as funções cerebrais e o temido infarto.

Muito interessante essa aula, pena que está em inglês: The Bitter Truth,R. H. Lustig MD.

Segundo David Perlmutter, MD, o açúcar vai causar a oxidação daquele colesterol ruim, o LDL, e diminuída a sua função de levar o colesterol da corrente sanguínea até essas sinapses neurais, ele acaba por se acumular nas artérias, e aí sim, causando o infarto. Não só o infarto, mas existem grandes evidências de que esse excesso de carboidratos cause também, demências, arteriosclerose, e o alzheimer, este já chamado por alguns como a diabetes do tipo 3.

Portanto, se olharmos de maneira superficial, como se acreditava, o colesterol da sim causa para o infarto, porém estudando com mais atenção, o verdadeiro culpado é o açúcar que prejudica, através da oxidação, a boa atuação do colesterol LDL.

Pasmem ainda, o pior tipo de açúcar disponível é a frutose, aquele açúcar tão natural vindo das frutas. A frutose é metabolizada de maneira integral pelo fígado, diferentemente da glucose que é distribuída entre fígado e mitocôndrias, a frutose nem sequer entra na corrente sanguínea, e portanto apesar do nosso cérebro perceber aquele gostinho das calorias, não as encontrará, e logo vai lhe demandar que coma mais e mais. Comprovadamente, o açúcar vicia, e se essas calorias não forem gastas, em menos de uma hora, tudo será acumulado na forma de tecido adiposo, a famosa gordura localizada.

As frutas inteiras, continuam saudáveis, já que as fibras e enzimas fazem o papel de “avisar” nosso cérebro que estamos nos nutrindo. O problema está na frutose dos sucos de fruta, ou ainda adicionado a pães, biscoitos, e tantos outros produtos.
Dicas:
- Inclua gordura na sua dieta, principalmente as gorduras que contém Omega 3. (Peixe, Castanhas, Abacate, Carnes...)
- Evite as farinhas brancas, e principalmente a do trigo (glúten).
- Açúcar, massas, e pães APENAS durante ou logo após exercícios físicos.
- Evite bebidas açucaradas, incluindo sucos de fruta. - Evite pão e também o glúten.
- Cuidado com os cereais, e principalmente as barrinhas, que se você botar no forno vão virar caramelos, de tanto açúcar!
- Coma chocolates com mais de 70% de cacau, ou amargos.
- Exagere nos vegetais, folhas verdes e tomates.

Mudanças de hábitos não são fáceis, e perder o vício do açúcar levará em torno de 8 dias. Tenho passado excelentes dias e feito ótimos treinos desde que limitei a ingestão do pó branco. Chegando em Curitiba vou refazer os exames para constatar se estou diante de um efeito placebo ou se realmente meus níveis hormonais estão mais equilibrados. Estou me sentindo muito bem e acredito que achei o nó de toda uma reação em cadeia: Açúcar, altera os níveis de insulina, que altera o metabolismo, que altera a tireoide, que altera a testosterona disponível, que altera a disposição e assim por diante . . .

Enquanto isso fico aqui na ansiedade para competir com minha nova "configuração"!

2 comentários:

Long Distance na Bagagem disse...

Caraca Mauro, tenho passado por tudo isso, mas depois de fazer exames de sangue numa nutróloga, fui encaminhado a uma endocrinologista e refiz os exames, deram tudo isso que vc falou, mas a alteração hormonal foi vista como falta de dormir, pois estou suando muito e de um lado só do corpo, chega a ser engraçado mas as duas médicas falaram que eu deveria dormir mais, já que minha rotina, se eu quiser treinar, tenho que sacrificar um pouco o descanso.
Tomara que dê certo essa sua experiência, não esquece depois de postar o resultado. Vou tentar seguir o que vc tem feito...

Abraço

Mauro Cavanha disse...

O sono pode influenciar, como também pode ser influenciado.
Difícil chegar a uma conclusão do exato motivo do desbalanço.
Eu tinha muita insônia e nunca conseguia tirar aquela soneca pela tarde, faz um mês que tenho dormido com muito mais qualidade.
Sorte! E obrigado pelo comentário Fabio!