domingo, 4 de janeiro de 2015

Qual atleta é você: Amador, Elite ou Profissional!?

Na última postagem, os comentários do Rogério e do Fábio (Long Distance), me motivaram a gravar este vlog, para falar um pouco mais sobre a idéia de fazer uma última temporada como atleta amador que almeja disputar os Jogos Olímpicos.

É... Me considero um atleta amador, apesar de ter vários títulos como atleta profissional, nunca tive patrocinadores que gerem obrigações, como contrato de trabalho, garantias e o mais importante, um salário! Portanto acredito me encaixar na descrição de um atleta de elite, mas não de profissional...

Mas este vídeo não é para mostrar a negatividade desse lado amador do nosso esporte, e sim para mostrar que mesmo um atleta amador se beneficia em muito, tanto no físico como no campo psicológico de amadurecimento e descobertas ao se propor a ser um atleta de ponta, onde ganhar nem sempre é o mais importante...

Trata-se de uma conversa bem humorada com meu amigo Giovani Sturion. No caminho para um treino de ciclismo, discutimos idéias e diferenças entre o atleta amador, o atleta de elite e o atleta profissional.

Um comentário:

Pedro HGB disse...

Mauro pra mim é simples. Profissional é aquele que tira sua renda a partir do esporte, ou seja pouquíssimos.
Ninguém escolhe competir na categoria profissional e sim na categoria elite. Elite é aquele amador de alto rendimento que até poderia ser profissional, mas não é.

Foi como você disse tem q mudar o nome. Ciro Violin compete na elite, mas ele é tão amador quanto a gente, mesmo ele tendo alguns apoios.