quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Responsabilidade Civil no Esporte

Hoje começa o polimento mental!!

Depois de árduas batalhas em cima dos livros, é hora de recuperar o fôlego e estar melhor que nunca para a defesa do meu estudo monográfico!!

Concluindo minhas pesquisas sobre a responsabilidade civil no esporte, logo será o dia de defender toda a pesquisa, orientada pelo professor Marcos Aurélio de Lima Jr. diante da banca formada pelos professores Clayton Reis e Geraldo Doni, autoridades do Direito Civil.

A data esta marcada, 13/12/2010, às 8:30 no Campus Mossunguê da Universidade Tuiuti do Paraná.

Convido todos a conhecer o direito desportivo e a responsabilidade civil!
As pesquisas deram um trabalhão, mas tirando os dias que eu dormi encima dos livros, encontrei vários assuntos interessantes e curiosos sobre o esporte, que me motivaram a seguir estudando...
Meu maior adversário foi o tempo, pois 3 horas de estudo depois dos treinos, equivaleriam a uns 30 minutos sem a fadiga da natação, do ciclismo e da corrida, portanto trabalho dobrado!!
Mas sobrevivi e conclui as 11.343 palavras que preencheram o trabalho!!

Segue uma palhinha do Trabalho de Conclusão de Curso:


O presente trabalho tem por objetivo esclarecer as dúvidas referentes a lesões morais e patrimoniais, durante treinamentos e competições esportivas. Portanto o objetivo principal foi definir as várias relações possíveis no esporte; desde relações de consumo até o vínculo empregatício do atleta profissional. Começamos por diferenciar os tipos de atleta (entusiastas, amadores e profissionais), passamos a discorrer sobre os institutos da responsabilidade civil, como o dano (moral, patrimonial e a perda de uma chance), a culpa e o nexo causal. Pesquisamos nas doutrinas norte-americanas e européias semelhanças na responsabilidade civil desportiva, principalmente no que tange a proteção à pessoa lesada. Descobrimos os riscos assumidos pelos diferentes atletas nas diferentes modalidades, assim como os deveres de cuidado dos exploradores da atividade física, formando ou não uma relação de consumo. No sentido de evitar estas lides, cabe aos entes federativos normatizar e fiscalizar as relações dos esportes formais, visando principalmente à segurança dos seus filiados.

Um comentário:

* disse...

OLÁ MAURO ,
MEU NOME É PÉTALA SOU ESTUDANTE DE DIREITO E MINHA MONOGRAFIA É SOBRE A RESPONSABILIDADE LEGAL DAS ACADEMIAS DE GINASTICA POR CONTA DE LESOES CAUSADAS EM EXECICIOS MAL FEITOS OU MAL ORIENTADOS ,GOSTEI MUITO DO SEU TEMA MONOGRAFICO E SE FOR POSSIVEL GOSTARIA DE PEDIR AJUDA POIS NO ASSUNTO QUE ESTOU ABORDADO NAO TEM MUITA COISA SOBRE .

DESDE JA AGRADEÇO.
(PETALAGODARELI@HOTMAIL.COM)