segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tocando os Treinos de Ouvido!!

Enquanto espero a definição das vagas do Campeonato Panamericano e também a exposição dos critérios seletivos para os Jogos Panamericanos, vou improvisando minhas planilhas de treino!

Self-coaching, ou treinar você mesmo, não é uma das tarefas mais fáceis. Principalmente quando recentemente deixei de treinar com uma das melhores treinadoras do mundo. Sinto falta da orientação da Siri Lindley, mas nesta temporada vou ter que jogar com as cartas que tenho na mão.

Os treinos devem seguir a lógica, mas não de números, a Siri me ensinou muito a cerca de planejamento dos treinos "by feeling", e os macrociclos devem ser planejados com cuidado para não construir apenas expectativas.

A maior dificuldade em se auto-treinar, é definir os limites. Definir quando você está realmente cansado, ou quando ainda pode puxar mais alguns dias forte, antes do estágio de compensação.

Como a idéia é treinar o mais duro possível, e estar sempre perto do limite, por vezes ultrapassaremos a linha tênue, oque consome dias extras para recuperar. Mas não vejo problema nisso, pois se a idéia é ultrapassar os 100% na competição, porque não o fazê-lo também nas cargas de treino!?

Embora você não vai fazer um "over-training" perto das provas, pois os efeitos colaterais podem durar mais de uma semana. Essa minha última semana foi uma daquelas!E com apenas 1000m de treino, tive que sair da piscina, não aguentava nem mais uma ida! Voltei pra casa e dormi por 2 horas, seguidos de dois dias recuperativos...

Nestes 16 anos de triathlon, percebi que a minha autonomia é de mais ou menos 3 semanas fortes pra uma semana de fácil.
Começando o mesociclo!!

A primeira semana ou microciclo é tipo super-herói! Treinos cavalos e elegantes!
Um seguido do outro, a recuperação é rápida e os vários recordes pessoais são muitas vezes quebrados! Depois de treinar, ainda sobra energia para correr atrás do ônibus!

Na segunda semana, já percebo o cansaço quando me bato pra falar espanhol com a Florência, se já é difícil entender as mulheres, imagina cansado e em outra língua!! rsrsrs
Fica difícil levantar da cama e evito caminhar desnecessariamente.
Os treinos apesar de doloridos, continuam fortes e às vezes surpreendem!

A terceira semana é casca!! Já nem em português consigo me comunicar...
Não é raro pegar o telefone e perguntar "Pra quem ia ligar mesmo!?".
Também guardo o copo vazio na geladeira e esqueço compromissos.
Caminhar!? Só se for pra buscar comida!
A piscina fica pesada, a rua ganha novas subidas, o ponteiro do relógio tem pressa!
Os treinos ainda continuam fortes, mas nem tão velozes e nada elegantes! rsrsrs
Fim do mesociclo!

Um comentário: