quinta-feira, 14 de maio de 2015

Propriocepção na corrida para tratar lesões e ganhar eficiência

Bom dia Blogosfera!!

Quem acompanha minhas postagens, sabe que não completei minha última competição devido a uma lesão no tendão de aquiles. Agradeço os comentários e dicas!

Desde então não consegui correr por mais que 100m no asfalto, até que resolvi fazer esse treino de cinestesia, ou propriocepção (descrito no vídeo abaixo), e já no primeiro dia consegui correr mais que 3km na areia! Deu vontade de continuar correndo, pois era uma sensação fantástica de correr sem dor. Mas como explico no vídeo, é necessário cautela e muita paciência para não provocar outras lesões.

A propriocepção é vastamente utilizada nos treinos de natação, onde é mais difícil ter noção do seu próprio movimento, assim todos aqueles exercícios de técnica também são exercícios proprioceptivos. Portanto, além de tratar lesões também melhora eficiência do movimento. 

Vale lembrar da particularidade de cada lesão, e recomendo a não continuação desse treino caso haja persistência da dor. Também cuidado redobrado para quem usa anti-inflamatórios, pois estes mascaram a dor, e também mascaram um possível agravamento do problema. Sugiro distância de qualquer tipo de droga...
O treino foi realizado aqui em Los Angeles, na areia fofa da praia de Santa Mônica, e clicando no link abaixo é possível ver todos os dados (distância, velocidade e percurso) gravados pelo aplicativo. 

Nenhum comentário: