sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

João Carlos Martins

Recentemente li a Bibliografia do Músico Jõao Carlos Martins "A Saga das Mãos", e recomendo a todos que buscam se motivar, principalmente os que estão passando por uma lesão... e acreditam ser a pior lesão do mundo!!

Achava que 3 fraturas por stress, por excesso de treinamento, dentro de 2 anos era muita coisa. As vezes me perguntava o porque dessas "injustiças" comigo, me desanimava profundamente e pensava até em abandonar o Triathlon...
Hoje vejo que isso não foi nada, perto da grandiosa história, do hoje Maestro, João Carlos Martins, lendo o livro me senti pequeno diante de tanta vontade e superação.

Resumindo sua história, ele foi um ENORME pianista, um dos maiores intérpretes de Bach, com 18 anos teve muito sucesso em turnês pelo mundo todo. Porém, numa queda jogando futebol, um assalto na Bulgária e na própria repetição dos movimentos realizados para teclar o piano, começou sua história de SUPERAÇÃO.



Tirou de letra várias lesões, e logo recuperava sua habilidade com graciosidade, mas o destino lhe pregou outras peças, e o pianista teve que conviver com várias outras lesões, cada uma, com uma brava história de superação. Entre tantas, teve concertos com apenas uma mão, e outros com talas de metais. Mas para a tal da SER (Sindrome do Esforço Repetitivo) ainda não existe um tratamento eficaz. E depois de tanto insistir, tocando o piano com dois dedos que fossem, ele resolve que não deixaria a música. Decide estudar regência, e depois de muito empenho ele estava pronto para ser maestro, porém suas mãos estavam comprometidas de tal maneira, que ele não conseguiria passar as páginas da partitura. E novamente surpreende a todos regendo apenas com a memória.

A Bibliografia, não se atem a música e detalha vários episódios de sua vida amorosa, política e é claro profissional.

Nenhum comentário: