quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fora das "quadras", outras brigas esportivas...

Eu gosto de receber críticas, mas que sejam argumentadas...
Infelizmente, hoje comecei a receber comentários anônimos de baixo calão.

Na verdade esperava mesmo que isso iria acontecer, pois não podemos agradar a todos...
Não queria colocar isso no blog, pois já me arrependi de colocar outros episódios políticos e não queria que os leitores soubessem dessa parte chata.
Mas infelizmente faz parte da vida do atleta.

A alguns dias venho trocando emails tentando esclarecer o processo seletivo da CBTri, e acho que esse interesse é de toda a comunidade de triathlon.
Para os Jogos Sulamericanos que acontecerão daqui um mês na Colômbia, os critérios acabaram sendo subjetivos e o ranking nacional não teve eficácia alguma.

Eu gostaria de formar uma linha de debates, para que no futuro não seja necessária uma discussão judiciaria, talvez esteja na hora de formarmos um sindicato ou uma associação de atletas, pois já recebi notícias de que a Confederação não irá trabalhar com critérios objetivos, pois os treinadores envolvidos estão fazendo um trabalho muito bom.

Segue o último email que enviei a todos, minhas sinceras desculpas ao La Porta, a Confederação, ao Henrrique e a Fernanda, pois por erro meu, acabei anexando outros emails antigos, que não se faziam necessários... Quem receber estes emails, que desconsiderem os antigos, porfavor...

"Caro Marco La Porta...

Quando lhe pedi um artigo sobre o treinamento em altitude, eu me referi da questão de que apenas 10 dias fariam alguma diferença, se tiver outros 800 que dissertem sobre ESTE TEMA, por favor me encaminhe, pois não sei se vc chegou a ler a lista que me passou, pois o 1º esta falando sobre os fatores que alteram a monitoração da glicose sanguínea, o 2º está falando em treinar sem altitude e viver na altitude o 3º fala em como age o sistema pulmonar na falta de oxigênio e no frio..... e assim por diante, não encontrei nada sobre o novo treinamento de adaptação em 10 dias...

Como espero, a CBTri ser um órgão sério, acho que como dirigente técnico, vc deve ter feito um projeto demonstrando os benefícios deste treinamento, para uma possível aprovação da Confederação... Ou seja, acho que vc pode me direcionar melhor, e ao invés de citar 800 artigos, apenas me mostre 1, mas 1 de verdade...

Outra pergunta, pois vc me disse que existem atletas indo por terem sido os melhores brasileiros na prova teste para os Jogos, certo?? Mas isto não poderia ser definido antes de acontecer a prova?? Acho que a confederação perde credibilidade com esses critérios totalmente injustos, pois se todos os atletas soubessem disso, talvez eles tivessem interesse em participar desta prova... E isso abre espaço para uma tirania, quando os critérios são estabelecidos depois do acontecimento da competição...
Como encaro esse assunto de interesse de toda a comunidade do triathlon e ouvi bastente gente em dúvida, coloco em anexo o máximo de pessoas que consegui a quem possívelmente interesse o assunto... E assim podemos começar um debate aberto, para que não haja dúvidas entre atletas e confederação... Desculpe alguém, que não se interesse pelo assunto, e outros que puderem repassar adiante, agradeço!
Um Abraço,
Mauro Cavanha"

Dê a sua opinião, e pode criticar também (com educação), não sei se estou com a razão, e gostaria de ouvi-los!!
 
 

10 comentários:

sica disse...

Mauro, nunca desista de lutar por aquilo que considera ser justo, na minha opinião parece-me claro que as regras devem estar definidas à partida e assentes no mérito desportivo dos atletas.
Por outro lado um atleta não pode estar em pico de forma toda a temporada, pelo que é importante ter os elementos necessários para planear a sua época.
A este nível parece-me que a Federação Portuguesa tem as coisas muito bem estruturadas, no inicio da época sai um Documento com o Plano de Actividades que define quais as prioridades ao nivel da Alta Competição, que provas e quantos atletas irão participar e que estágios se irão realizar entre outros factores e no final da temporada sai um relatório de actividades , fazendo um resumo dos resultados obtidos.
Fica aqui o link para quem quiser analisar os documentos existentes
http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=632&Itemid=119

simplifique disse...

Acho que vc está com a razão.
As regras deve ser claras e devem evitar conflitos de interesses.
A avaliação deve ser objetiva, já que o triathlon permite isso.
Subjetividade só quer dizer: take care.
Abs.

Ernani Souza disse...

Lamentável o que os cartolas fazem com a gente, não existir um critério para convocar uma seleção para representar nosso pais e simplesmente o fim da picada, criar o critério depois do evento que será usado como parâmetro também e injustiça...
Como disse o Sica "nunca desista de lutar" com certeza ganharemos essa guerra uma dia.
Amigo torço por você.

ROMINHO disse...

Mauro ,
é assim mesmo , que dera que outros atletas tivessem a coragem que vc tem tido , e vc sabe que tenho acompanhado na lista , inclusive trocado e-mails contigo , pois bem
sei que a Cbtri , deve alguns atletas e os mesmo não metem a boca...mas tudo bem , as negativas vão aparecer e tudo virá a tona !!!

abração

att

Rômulo Nogueira

Anônimo disse...

PARABÉNS BROTHER!!!
Tivemos um breve contato e vi que é um cara muito legal. Tem meu apoio total. Não sei se posso te ajudar em algo, contudo gostaria de dizer-lhe uma coisa, NÃO DESISTA, mesmo que percebas que não poderá mudar o jogo, porém não deixem que te mudem. As pessoas passam e não será diferente neste caso. Lembre-se também que não adianta brigar, basta expor seus ideais de forma clara que a verdade estará contigo.
Um grande abraço e treine muito mais, pois essa é a sua verdade!
Alexandre (Rio de Janeiro)

Artur Araujo disse...

É Maurão nesse país é incrível como só se dá bem que está no lugar certo na hora certa,não se tem seletiva p/ nada é pura política,amizade,interesses particulares,é muito complicado.Vc está fazendo o certo expondo o problema.Só não deixe de lutar,faça o seu melhor não p/ os outros mas p/ vc.Deixe que DEUS está vendo tudo isso e os humilhados serão exaltados.Abração.

Emerson disse...

Olha Mauro, quando existe razão no que estamos requerendo devemos sim questionar. Infelizmente, se tratando de uma confederação que se baseia em política para tomar as suas decisões, não deveríamos esperar menos do que isso. Há algum tempo deixei de estar presente em eventos da CBTri, por não acreditar que as coisas são feitas da melhor forma possível. Estou vivendo há quase um ano aqui na Australia, participo das competições, temos um calendário antes do final do ano, e todas as regras de qualificação para mundiais foram publicadas com muita antecedência para que os atletas possam se estruturar e escolher os eventos. Outra coisa, as coisas realmente não mudam pois existem dois grandes grupos que influenciam nas decisões: os que não reclamam e acham que está tudo ótimo e os que estam sendo beneficiados. Boa sorte, e um abraço!

Anônimo disse...

Apenas uma palavra:

Corajoso.

è a mesma situação de quando acontece um crime na favela, e perguntam pra comunidade vc viu quem matou?? todo mundo se esconde e dizem que não viram nada com medo da retalhação;

Voçê coloco a cara pra bater, fico um pouco chateado por vc, porque sei que vc tem todas as condições de fazer parte da seleção, mas infelizmente as coisas na vida sempre tem essa politicagem por traz.

Quer outro exemplo para polemizar:
FAST TRIATHLON.

ONDE ESTÁ A SELETIVA??????

J C Goudard (Diário do Triatlheta) disse...

Olá Mauro,
Eu tb já recebi inúmeros comentários criticando meu blog (triparana.com) mas ignorei-os.
Esse comentários são de gente invejosa e sem conteúdo.
Continue fazendo seu belíssimo trabalho dentro do trialthon.
Abraços e boa sorte em Caiobá.

Mendes disse...

Quem seria o imbecil que criticaria uma postura louvável de lutar por seus direitos ?
Ainda acho que foi educado demais, eu já falaria muito mais e com muito menos educação, pois respeito é para quem também o tem, e esses que comandam o triathlon no Brasil não tem nenhum, são safados e tenho certeza absoluta que são ladrões, onde eles enfiam o dinheiro de afiliações que ultrapassam R$ 400.000,00. Somos sócios da CBtri, temos total direito a reclamar e eles tem deveres conosco, o email deles no site CBtri não funciona, não é possivel falar com ninguém, como QUEM NÃO DEVE, NÃO TEVE, porque será que eles se escondem. Poste a resposta deles por favor Mauro, se houver. E mande o email deles por favor, gostaria de enviar emails também.