domingo, 15 de agosto de 2010

Mais alguns metros sobre Natação!!!

Enquanto estava voltando de Londres a Bournemouth (2h de ônibus), meio desanimado principalmente com a etapa da natação, estava folhando a revista 220 Triathlon que me deram na feira do Triathlon de Londres.

Uma das matérias falava sobre a essência da natação em águas abertas, e como eu recentemente escrevi sobre o treino de natação, nada melhor do que as dicas de quem já chegou num objetivo que ainda almejo!
Com o meu inglês num belo "up-grade", já que a Expand Languages me ofereceu um curso durante minha temporada por aqui, resolvi traduzir a matéria e postar aqui no blog!!

A matéria da revista deu 10 dicas de um triatleta britânico, o Richard Stannard, não foge muito do que comentei sobre os treinos e a técnica, mas constam algumas dicas interessantes! 
Seguem os números de Stannard:



16'02" - melhor tempo nos 1500m (1'04" por 100m!!!)
10 vezes ele foi o primeiro a sair da água no Triathlon de Londres;
4 vezes por semana ele treina em águas abertas;
2 vezes a melhor natação em Campeonatos Mundiais de Triathlon;
1'51"90 - melhor tempo nos 200m livre
1 - recorde britânico de natação nos 800m livre (master)


1. Recurso de socorro
Sempre que nos aventuramos em águas abertas, é vital saber como ser resgatado em caso de apuros. Portanto é sempre bom saber onde estão os barcos de segurança, ou os salva-vidas de plantão. Nunca nade sozinho e esteja preparado para o choque térmico ao pular na água gelada.


2. A prática faz a perfeição
Nadar em rios, mares e lagos é bem diferente de nadar na piscina, portanto inclua treinos regulares em águas abertas.


3. A melhor opção são pequenas voltas
Quando for treinar em águas abertas, faça um pequeno aquecimento e comece pequenos tiros, é difícil acertar o passo em grandes voltas.


4. Sem pânico
O que eu mais ouço é que nadando em águas abertas, vem o pânico, respiração acelerada e um desconforto generalizado nos primeiros 200-400m. Existem 3 razões para isto. A primeira trata-se do receio da situação, que aliado ao choque térmico causado pela água fria, faz os batimentos cardíacos aumentarem abruptamente. Uma dica simples é mergulhar na água momentos antes da largada. A segunda razão é vestir uma roupa de borracha que não esteja acostumado. Trazendo desconforto além de restringir o peito e o diafragma. Portanto esteja certo de provar sua roupa antes da competição. Já a terceira razão é um ritmo inadequado, começar muito forte é um erro comum, e pode trazer grandes consequências, faça isso e 200m depois você vai sentir o peso de estar nadando numa cola!

5. Teste antes de comprar
Uma roupa de borracha na medida certa é crucial, ela vai deixar uma pequena camada de água entrar, que vai se esquentar e te manter aquecido. Se entrar água enquanto estiver nadando, ela vai gelar o corpo e ainda  te deixar mais devagar. Portanto teste antes da compra, para ter certeza de que vista bem.
(Se puder, teste uma Aquasphere!)
6. Os óculos
Os óculos são importantes para uma navegação tranqüila. Tente os mais variados tamanhos e formas, até achar um que se adapte ao seu rosto. Use o recurso "anti-fog" ou anti embaçante para manter as lentes limpas.

7. Respiração
Respirar a cada três braçadas pode ser excelente para a piscina, porém em águas abertas você vai precisar de mais oxigênio, então eu sugiro respirar a cada segundo de braçada. Isto vai evitar engulir água e a mudança de ritmo das braçadas para fazer aquela respiração apertada.

8. Na mira
O trajeto é algo muito importante para assegurar uma natação rápida, não siga os que estão a sua frente. Nadar numa linha reta entre a largada e a bóia é algo extremamente importante e embora pareça claro, nem todos se preocupam com este detalhe. A dica é se localizar a cada duas braçadas, para não perder a direção.

9. A técnica é a chave
Manter um bom passo é muito fácil quando se está concentrado na técnica. A roupa de borracha tem a tendência de diminuir a amplitude da braçada, porisso é ainda mais importante uma boa finalização.

10. Hora certa, lugar certo
Se posicione na largada conforme sua habilidade, assim você evita ser atropelado, ou ter que atropelar outros nadadores...

R. Stannard também é treinador, e mantém várias seções de treinos em águas abertas, na cidade de Datchertt, no Reino Unido.
Você encontra mais informações no site www.openwaterswim.co.uk

2 comentários:

vera lucia disse...

Achei bem bacana!

Essa maneira de enfrentar a natação é bem lógica.

Bjs

Claudia disse...

Ótimas dicas, Mauro.
Obrigada