quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Treinando Natação...

Não é novidade que para melhorar em qualquer coisa é preciso treinar, mas é preciso saber como treinar...

Tudo o que fazemos no dia-a-dia está relacionado com a memória, desde simples hábitos cotidianos até as tarefas mais complexas que requerem foco e atenção.
Através da repetição, dados são armazenados e por milésimos de segundos ou mesmo décadas, armazenamos informações que vêm a dar sentido ao que estamos passando em determinado momento.

Várias são as memórias envolvidas, ao ler este texto, por exemplo, você utiliza os aprendizados de leitura já automatizados, interpreta os grupos de palavras de acordo com conhecimentos preliminares, forma uma idéia e armazena os significados contidos nos parágrafos anteriores para dar sentido aos posteriores, confronta com seu conhecimento prévio até chegar a uma conclusão.

Para treinar é necessário um raciocínio semelhante, e assim desenvolvemos a memória muscular, através da repetição, otimizamos a atividade motora dos grupos musculares, e quanto mais habituado estivermos a um movimento, com cada vez mais perfeição seremos capazes de executá-los.

Segue um exemplo do que um intenso treinamento é capaz...



Quando servi o exército, me lembro de uma canção, a preferida nas corridas da tropa!
"Bem burro, Bem burro.... Bem burro mais Bem forti!!!"

O problema é que nem sempre o melhor caminho é executar o maior número possível de repetições, e sim achar a melhor repetição possível...

Muitas vezes ficamos surpresos com nós mesmos quando temos que realizar alguma tarefa que há muito tempo já não realizamos, e conseguimos as executar com facilidade e muitas vezes com perfeição. Isso explica quando um ex-nadador, que está a meses sem cair na piscina ainda nos bate com facilidade!! Isso já não acontece tão facilmente nos esportes como a corrida ou o ciclismo, onde a força bruta e o condicionamento são essenciais.

Na natação a memória é ainda mais importante, visto que exige muita técnica. Técnica para vencer o atrito com a água (hidrodinâmica) e técnica para uma boa propulsão.

É comum vermos super atletas de corrida, principalmente maratonistas, que treinavam sem condições nenhuma, sem acompanhamento técnico e apenas pela repetição diária terem boas performances, isso já não acontece na natação. Este é um esporte que exige um acompanhamento técnico, pois aplicar força na piscina da maneira errada, vai fazer com que seu corpo memorize esta técnica ineficiente, criando vícios e obstáculos para uma boa natação. E aí enquanto você gira os braços com rapidez, a única coisa que vai ser mais rápida, é a sua fadiga!!

Muito discutível é a técnica ideal da natação, que está em frequente evolução. Antigamente se definia pela idéia do famoso "S", que era o desenho da mão embaixo d'água. Hoje os exemplos de eficiência são o nado "kaique" definido pela frequencia de braçadas, e a atenção ao cotovelo alto, usada por uma nova geração de nadadores pós Ian Thorpe, quem a executava com perfeição, conforme mostra esse vídeo:



Portanto não basta força nem resistência, uma boa técnica é primordial. Assim concluimos que o passo mais importante é memorizar e saber executar uma braçada eficiente, para depois pensar em cumprir os tempos e metas de velocidade, melhorando a aptidão física.

Infinitos são os exercícios de técnica e cada pessoa tem que focar na sua deficiência, então o primeiro passo é conhecer os vícios e praticar repetitivamente os exercícios de técnica até memorizar!

Vários também são os métodos e engenhocas que prometem melhorar e dar força ao estilo tais como pullboys com balanço, para-quedas, snorquel, extensores, pés de pato e ainda uma enorme variedade de plaquetas com multi formatos e tamanhos...

Acho que tudo ajuda, e o importante é praticar!!

A natação no mar, não é muito diferente da piscina e aí também é determinante outra memória, a memória emocional.
Um soco na largada, um chute contornando a bóia, um susto com uma onda ou ainda um caldo, podem influenciar negativamente em nossa performance, ficamos com receio e não alcançamos o rendimento esperado, portanto sugiro frequentemente realizar treinos no mar, participar de travessias, enfim criar o hábito "memória" de nadar nestas condições.

Quando o Fernando me perguntou num comentário, o que é melhorar no nível onde estou, durante dois anos foquei totalmente na técnica e já está na hora de trabalhar força e resistencia, ou seja, aqueles treinos brutos e ignorantes tipo: 10x500m aeróbico ou 10x100m pra morte!!! Sem muito pra pensar "bem burro, bem burro..." !!!!

Meu melhor 1.500m na piscina é 17'44", faz alguns anos que registrei esse tempo, e um dos meus objetivos até o final do ano, é quebrar este recorde pessoal. Acho que para sair no 1º pelotão da ITU, tenho que me aproximar dos 16'00" e este tem sido meu foco, meu trabalho de memorização, 1'04" por 100m...

Bom, é isso, minha intenção não era entrar na especificidade técnica, mas sim abordar uma nova maneira de visualizar o treino da natação!!

Então vamo que vamo, 1´04" é a minha meta!!!

6 comentários:

Simon Leonel disse...

É isso ai Maurinho...
Força e muita vontade de vencer.
O espirito de um atleta nunca descansa!
você é capaz!
abraço e parabens pelo texto.

vera lucia disse...

Me ajudou muito, com esse texto.
Obrigada!
Bjs : )

Anônimo disse...

é isso aí, ótimo post Mauro.
sucesso e bons treinos!

FREE ATLETA disse...

Karacas Cavanha, mandou um texto que eu viajei geral...kkkkkk Mas os carinhas da moto foi show !!!! kkkk Bons treinos man.

Fernando disse...

Espetacular, Maurão! Agradeço e muito o ótimo texto colocado para todos nós que estamos sempre aí na torcida! 100m pra morte!!!! hehehe, é agora, man! Sairás no primeiro pelotão! Esclareceu bem técnica, força, resistência, obrigado!!! Bons treinos e provas! um minuto e quatro é o mantra do ano!! um minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatroum minuto e quatro....

Richard Soares disse...

Massa a materia Maurinho. O globo já ta bombando!!!