sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Colesterol, também pode ser o vilão!??

Um dos vilões mais populares da sociedade, está também a me ameaçar...
Não sei exatamente o motivo, mas sempre tive um índice de colesterol alto. Nesta semana me surpreendi, acusando um colesterol total de 253 mg/dL, padrão muito elevado e de alto risco...
Revirando os exames antigos, constatei que dos 7 exames que fiz em 10 anos, em apenas um deles estive dentro dos padrões normais de colesterol...

*Col-Tot (Colesterol Total)
*HDL (Colesterol de alta densidade - "bom colesterol")
*LDL (Colesterol de baixa densidade - "mal colesterol")
*Tri (Triglicerídeos)

Ano     Col-Tot     HDL    LDL     Tri
2000      216         66      118     108
2002      225         52      148     125
2003      188         60      105     113
2004      215         61      139      77
2005      206         67      124      73
2009      230         54      154     111
2010      253         69      154     149

Rec.    <200        >40    <130   <150
Recomendações segundo o próprio labaratório que realizou os exames (Frischmann Aisengart)
Todos temos uma idéia do que é o colesterol:  uma gordura, que quando em excesso, se acumula nas veias e artérias podendo causar paradas cardíacas e derrames cerebrais.
Oque talvez poucos saibam, é que ele é essencial para qualquer animal, sintetizando hormônios, proteínas e algumas vitaminas e é componente imprescindível das membranas celulares.

Seguindo este último pensamento, durante as provas do México, onde estava me sentindo fraco, pensei que a causa pudesse ser a falta de gordura, já que quase não ingiro nada destas "porcarias", e pensei que estivesse tendo problemas em assimilar alguma vitamina ou produzir algum hormônio, e antes 2ª competição não evitei ovos, carnes, salgadinhos, bolachas, manteiga, etc...
Talvez esse seja o motivo do último exame acusar níveis tão altos de lipídios.

Enfim, com base nesse último exame, além de qualquer médico dizer se tratar de um indivíduo sedentário, e com a recente morte do nadador Fran Crippen, 26 anos, atleta de ponta, morreu por provável ataque cardíaco devido a desidratação. Comecei a me preocupar e pensei se um nível elevado de colesterol poderia contribuir para este resultado?

Resolvi pesquisar...
Encontrei um artigo interessante qual sugere que um elevado HDL "colesterol bom" indica uma resposta rápida de recuperação de um atleta durante um estresse de esforço agudo (30 segundos).

"O aumento do estresse físico é produzido em condições de exercício intenso, antes e durante a uma prática física. Os efeitos do estresse físico sobre os parâmetros de lipídios e lipoproteínas, bem como sobre os níveis de testosterona e de cortisol foram examinados em atletas de elite. Em uma amostra de 22 atletas estudados, 11 apresentaram aumento e 11 apresentaram redução nos níveis de testosterona.
Posteriormente, estes grupos foram tratados de maneira distinta para fins estatísticos, a fim de caracterizar a origem das diferenças individuais em resposta a um fator estressante.
O grupo 1 apresentou um aumento significativo de 16,1% nos níveis de testosterona, 13,3% no colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade (LDL), e um aumento de 105% na razão testosterona / cortisol, imediatamente após uma série intensa de estresse físico, de 30 segundos.
O grupo 2 mostrou - 25,8% declínio significativo nos níveis de testosterona e nenhuma mudança significativa em ambos os níveis de colesterol total e lipoproteínas plasmáticas.
Seguindo uma correlação significativa de todos os parâmetros lipídicos e hormonais para os padrões psicofisiológicos dos níveis do (HDL-C) após um estresse físico intenso, pode dar uma noção da capacidade de resposta rápida ao estresse, que serão úteis na avaliação do desempenho do atleta de elite."


Clique aqui, para ver o resumo acima original (inglês). O artigo integral custa 27 dólares, se alguém for mais afundo, peço que me enviem!! maurocavanha@ig.com.br


Não achei mais nenhuma relação com colesterol e atletas, portanto, agora vou redobrar a atenção na dieta, evitando produtos de origem animal. Vale ficar atento, pois mesmo com o índice de massa corporal baixo, o vilão pode estar no seu sangue!!!

Nosso corpo produz cerca de 1g de colesterol por dia, enquanto em média consumimos 300 a 400 mg, portanto apenas mudar a dieta não vai baixar significativamente o colesterol, hábitos saudáveis e exercícios físicos são essenciais.

Éhh, acho que vou começar a praticar exercícios físicos!!! aeuhauehuha

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mauro...

Sempre acompanhei seu blog, como um admirador ativo de seus treinos, suas provas e tudo que envolve esse universo de atividades fisicas.

Nessa postagem sobre seus resultados de colesterol, não pude deixar de comentar.

Há tempos venho tendo essa surpresa tambem, porem não faço triatlo, me limitando a pedalar e correr. Acompanhando essas mortes de atletas de elite, tambem tenho esse "pé atrás" com relação aos meus exames, mesmo sendo praticante ativo de atividade fisica intensa.

Se possivel for, me surgiu uma gigantesca interrogação na cabeça. Caso tenha feito Hemograma Completo, gostaria de saber sobre seu numero de leucocitos e tambem linfocitos. Tenho lido em muitos artigos, que atletas de elite tambem apresentam alterações nesses itens. Caso deseje compartilhar os resultados desses ultimos, me ajudaria muito.

Obrigado e abraços

Mauro Cavanha disse...

Olá,

Realmente ficamos com o "pé atras" diante destas mortes, em 2005 perdi dois amigos, atletas de longa data, e jovens, ambos tiveram parada cardiaca durante um treino (um foi pedalando, outro correndo)foi um grande baque...

Sobre Leucócitos e Linfócitos, não tenho uma noção exata, mais sei que se trata do sistema imunológico, e este é um fator já conhecido entre os profissionais...

Os treinamentos e competições intensas baixam o sistema imunológico, este é um principio do treinamento, onde se espera a recuperação, que vai te levar a um nível superior de treinamento.
Por isso é tão necessário o descanso entre as seções de treino...

Durante as competições, já ouvi várias histórias de corredores do tour de france que não podiam nem encostar nas maçanetas das portas com medo de pegar um vírus...

neste último exame meus dados foram:
Leucócitos: 5.830 /uL
Linfócitos: 37%

Procurando nos exames antigos estes números variam bastante entre 5310 - 9500 e 30-56%

Quanto estes números acho que é normal variarem bastante com o período de treinamento, e um número muito baixo pode até indicar um "over-training"...

Abraço!

Anônimo disse...

Oi Mauro...

Agradeço muito a atenção que dispensou sobre a minha questão.

Perguntei sobre os linfocitos, porque em elevado nivel, acima de 4000/mm3, há indicios de que o organismo possa estar em combate com viroses ou infecções, o que talvez possa explicar uma diminuição no desempenho do atleta. Uma gripe por exemplo, aumenta esse numero.

Tenho lido em alguns artigos, que sobretudo ciclistas, tendem a desenvolver patologias das vias aereas superiores, incluindo pneumonias, o que tambem aumentaria esse numero de linfocitos.

Por outro lado, praticantes de atividade fisica, possuem contagens da série vermelha do sangue, como hemacias e hemoglobina, em numeros acentuados, caracterizando boa oxigenação sanguinia. Esse é um fator positivo.

Nao trabalho na area da saude, mas apos identificar, mesmo fazendo atividade fisica, alterações em meus exames, me interesso por esses dados, já que como bem disse, não é somente o fato de sermos magros ou atletas, que nos imune de desenvolvermos algumas patologias...

Enfim, muito obrigado...

Abraço...

Max disse...

Mauro,

o meu é 270 faz pelo menos uns 15 anos, e não baixa de jeito nenhum. O médido falou que é "defeito de fábrica".

Minha dieta é relativamente rigorosa, mas creio que para baixar esse colesterol somente à base de remédios - e isso eu ainda não me convencia a fazer, porque tem que ser pro resto da vida.

ab.

Max

Mauro Cavanha disse...

Valeu Max!!
é realmente ta me parecendo que a história de colesterol é um mito!
Até pq se fosse pela lógica os atletas do Sumô deveriam morrer em série!! portanto, preocupação sim, mas não desespero, porisso tbm acho que nao vale a pena usar remédios...
abraços!!