sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Continuando a saga no Rio de Janeiro...

 
O Alexandre deu a idéia: "Vamos competir um biathlon em Cabo Frio nesse domingo?!". 
 
Topei na hora!! Juntar treino e turismo é sempre a 1ª opção, e a Flor tbm não pensou duas vezes, mesmo que tivéssemos programado de subir até o Cristo Redentor!
Na verdade, acho que ela ficou com medo... já que eu disse que queria que fossemos pedalando!! haha Fica para o ano que vêm!! ;)
 
Na última hora o Ale decidiu não ir, pois queria aproveitar o filho, que não vive lá no Rio com ele, o muleke vai ser triatleta com certeza, ele nos acompanhou feliz da vida em vários treinos!!
 
Naquele domingo, o Arthur, com apenas 8 anos, pedalou mais de 20km competindo com o pai que corria pelo Aterro do Flamengo! Enquanto isso eu e a Flor chegávamos em Cold Cable!!
A competição demorou a começar, e as distâncias também não estavam muuuito precisas!! Mas a finalidade da "trip" era bem mais se divertir do que qualquer outra coisa, então estava tudo ótimo!!!
Essa foi a largada na foto acima, estou de preto, do lado daquele faca na caveira ali!! haha #sanguenozói!! 
 
Foi uma disputa boa com o Pedro Arieta (de azul na foto acima), consegui uma vantagem na água e me apurei pra não deixar ele encostar na corrida! O cronômetro oficial, marcou a diferença de apenas 5 segundos!
Prova rápida! Venci os 400m de natação e 4km de corrida em pouco menos de 20 minutos.
 
Na sequencia, aproveitamos um pedaço da praia de Cabo Frio e aguardamos a premiação.
Com medo do engarrafamento na estrada não quisemos aproveitar mais e fomos seguindo viagem...
Saíndo de Cabo Frio, derrepente vimos uma placa indicando "Casa da Flor". 
Flor é um apelido de toda Florência, e brincamos que tínhamos que conhecer a casa dela!
 
Meio de brincadeira fomos seguimos a placa que acusava que aparentemente a Flor tinha uma casa em Cabo Frio!! Fomos entrando nas quebradas, que foi ficando longe (pra quem não queria perder 10 minutos). Estavamos quase desistindo até que encontramos a casa... 
Parecia uma ruína, um pouco decepcionados, fizemos a volta e paramos o carro, para ao menos tirar uma foto com a placa "Casa da Flor"!
Enquanto tirava a foto, um senhor saiu da casa ao lado e nos perguntou se tínhamos ido para conhecer a casa da Flor. E sem muita atenção, lhe disse que chegamos lá de curioso apenas pelo nome da casa.
 
Ele nos convidou para entrar e avisou que custavam dois reais para a visita. Confesso que fiquei com medo de aquilo ser um 171, e com maldade ainda pensei "Que ladrão de galinha, já que vai passar a conversa, que seja pra ganhar uns 20tão!!". Depois fomos surpreendidos com tamanha riqueza e genialidade da casa, acabei pagando 8 reais, porque infelizmente era tudo que tinha na minha carteira.
 
Não fui o único a cometer tal equívoco, depois o senhor muito simpático, nos disse que muita gente  despreza aquela fachada sem graça de frente para a rua. E nos contou que o seu Gabriel nunca se preocupou em chamar a atenção dos outros. Ele preparou os fundos da casa mais bonito, para receber os amigos e apreciarem a vista das montanhas, ou seja ele fez uma casa com as portas do fundo na frente!
Uma obra de arte! O Gabriel Joaquim dos Santos começou a construir a casa quando tinha apenas 20 anos, e construiu a casa toda a base de cacos achados na rua e gentilmente comprados das crianças que viviam na redondeza e se amarravam em vender lixo para aquele "louco".

A casa não é apenas dotada da beleza visível, como também com uma bela arquitetura de calhas para a água da chuva e construções para direcionar o vento, inclusive que faziam funcionar uma geladeira artesanal.

O Waldivey, quem nos recebeu na entrada, também nos contou que o seu Gabriel não gostava de receber contribuições como louças ou outros objetos inteiros para suas construções. Ele não via graça em quebrar as peças, e achava sim beleza em dar nova vida aos cacos e restos que já não serviam de nada.
Como é bom esse turismo de conhecimento e arte popular!!
Nenhum de nós esperava que a tal viagem improvisada seria tão show!!

Fica a dica!! http://www.casadaflor.org.br/intro.htm 
Na volta, já quase chegando no Rio, resolvemos dar mais uma esticadinha até Niterói. Sempre tive curiosidade de conhecer aquela construção que parecia uma espaço-nave, arquitetada pelo Oscar Niemeyer!

Um comentário:

Florencia disse...

Hermosos e inolvidables dias!! me encanto el video... Nos quedan muchas aventuras por delante ;)