quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Treinar ou Não Treinar Resfriado??

Como postei anteriormente, passei alguns dias de indisposição, amanhã irão completar 5 dias, espero que pare por aí!! Já estou me sentindo melhor e estou me preocupando com os dias sem treino, porisso fiz uma pesquisa e segue o resultado:

As vezes parece que é um teste, quando você está bem, conseguindo encaixar os treinos, numa rotina 100%, derrepente... BUM!!
Fica doente, com mal estar, dores pelo corpo, febre, etc...
Mas a planilha está la, e os seus adversários continuam treinando forte.
Já vi muitas pessoas treinando doente, eu mesmo já fiz muitas loucuras e ainda tinha orgulho em dizer que terminava o treino com febre!!!

Até o grande Michael Phelps, disse que só perde um treino por ano, que é no aniversário da sua mãe. Mas depois daquela história da sua super dieta nada saudável e de ter sido flagrado usando drogas, não dou muito crédito ao que ele diz...

Quando a gripe, ou o resfriado chega, perdemos a motivação e não conseguimos manter os mesmos hábitos de treinamento e alimentação, o que nos deixa realmente impacientes, pois não queremos perder importantes dias de treino.

É certo que perderemos alguns treinos, mas devemos lembrar que o treino é uma atividade catabólica, ou seja, durante o treino você está forçando e estressando o seu corpo, os ganhos só vem durante o descanso e com uma alimentação balanceada.

Durante a gripe o seu corpo já está lutando com todas as forças para destruir o vírus e colocar a ordem na casa de novo. Por isso sentimos dores, fraqueza e vários outros sintomas que nos tira a motivação de treinar.

Forçar um treino só vai piorar a situação, ou seja, você pode piorar o seu estado e demorar mais ainda para voltar a treinar normalmente.

segue a imagem e abaixo um link para uma matéria defendendo o treinamento durante algumas doenças:
(em inglês)...
http://www.t-nation.com/ free_online_article/sports_body_training_performance/sick_go_train

Li alguns artigos recomendando o treino, inclusive dizendo que nos primeiros dias da inoculação do vírus, o seu corpo estaria muito mais forte, devido ao recrutamento do sistema imunológico, embora nunca tenha lido sobre a vantagem de um maior número de glóbulos brancos, ou de um sistema imunológico forte para aumentar a performance. Já imaginou se vira moda!!! Depois dos Jogos Olímpicos, todos ficariam doentes!!! rsrsrsrs

Se bem que 5 dias atrás, fiz um excelente treino até o corcovado, e me senti realmente com muita força!! e foi nesta noite que senti os primeiros sintomas da gripe... será?? rsrs












Num segundo estudo, o treino é sugerido para eliminar as toxinas do corpo, assim com menos toxinas é sugerida uma recuperação mais rápida.

Acho que o bom senso sempre deve prevalecer, assim eu nunca provocaria uma gripe um dia antes de competir, mas quem sabe um treino leve, nos dias que estiver se sentindo melhor.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dá-lhe Maurão!! Vitamina C e cama.. huiahauihauihaih!! Cara, tem uma matéria interessante na revista Vo2 deste mês, que diz que geralmente após o esforço de uma prova, ou de um treino muito forte, seu sistema imunológico fica debilitado, abrindo a porta para viroses, herpes, etc...
Sei que o tópico é sobre treinar ou não resfriado, mas sei lá, de repente prevenir é o melhor remédio...
Abração e boa melhora amigo...
Estamos na torcida.

Pablo Bravo disse...

Grande Mauro como vai? não muito bem né.heheh. Vou de acordo com o Tuco, depois de um treino ou prova muito intensa, com muito sol e o cara não se hidratando direito o sistema imunológico do cara vai para o brejo mesmo...Sobre a gripe, desde o ano passado qdo começei a treinar não peguei gripe ainda..então...o painho tá com o corpo fechado hihi
Abração e melhoras...

Mauro Cavanha disse...

Valeu Tuco e Bravo!!
é realmente pode ter sido uma consequência da prova do Sesc, pois quando terminei estava morto!! fiquei em casa igual a um zumbi, mas aos poucos fui melhorando!! e na quarta-feira já tinha voltado aos treinos...
Mas realmente não podemos dar mole, temos que previnir sempre!!
Mas se gripar!! um treino leve pode ajudar!! pelo menos foi o que senti essa semana!!!
abraços!!!

Jorge Cerqueira disse...

Assisti uma palestra uma vez que não é bom nós treinarmos quando nós estivermos refriados, pois o nosso corpo está debilitado e pode contrair mais infecções ainda mais se o local fo poluído. Mais já ouvi pessoas dizendo ao contrário.
Espero que tenhas melhorado.
Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com