terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cavanha e Seu Blog, Sem Limite Para a Criatividade




Materia apresentada no site CBTri.org.br ...



Ao expor a sua fragilidade diante de situações cotidianas como a perda de um vôo ou a dificuldade para se obter um visto de entrada em um país, Mauro Cavanha cria um mecanismo imediato de comunicação com milhares de jovens atletas que não raramente vivem as mesmas situações e observam em seu blog uma porta de entrada para o desabafo principalmente contra a burocracia.

E quando trata com humor o próprio quase desespero ele acaba nos oferecendo uma lição de esperança de dias melhores. O blog, um dos mais criativos da comunidade do triathlon nacional, oferece uma alternativa eficaz de estabelecer outros mecanismos de retorno aos patrocinadores. Sem ser acadêmico, nem anárquico, muito menos piegas, ele arrebata por uma madura visão de existência e, porque não, sobrevivência nestes tempos bicudos.

O blog não é meramente de triathlon. Passa longe disso. Tem o Mauro Cavanha nadador, corredor, ciclista e, às vezes, atleta decepcionado. Mas sempre valente. Tem também muito conteúdo didático, mas sem pretensão e, talvez por isso mesmo, de fácil e, por inúmeras vezes, deliciosa compreensão.

Enfim, o blog do Mauro Cavanha é um chute na mesmice. Sem rodeios, chororôs ou qualquer tipo de auto-piedade. É um blog que preferiu o caminho mais difícil e por isso mesmo o que exige mais criatividade: o de anti-herói. O caminho do cara que segue sempre em frente e sem se preocupar em demasia em olhar para trás.

Vamos deixar, então, de delongas e ouvir do autor algumas considerações sobre o maurocavanha.blogspot.com .

A criação do blog – “Foi por acaso! Eu tinha a intenção de manter um site, mas como o blog não tinha custo de manutenção, montei um site na estrutura do blog. Estudei edição gráfica e estava pronta a página. Acabei me envolvendo com a estrutura do blog e passei a postar como blogueiro, transmitindo todas as notícias com o meu ponto de vista, fazendo brincadeiras e criando um espaço para as pessoas conhecerem quem sou, não apenas como atleta”.

As viagens: um prato cheio – “Eu adoro viajar e conhecer outras culturas, apenas isso já seria bem interessante. Aliando a competição e a viagem com pouca verba, acaba se tornando uma aventura”.

Alguma viagem deu 100% certo – “(Risos) Acho que nenhuma!! Imprevistos, atrasos, perda de vôo, problema com a bike, quebra de ônibus, hotéis ruins e comidas estranhas fizeram cada viagem ser única e inesquecível... Mas todas, do ponto de vista competitivo, foram 100%, pois sempre alcancei o objetivo principal, que era estar bem durante a prova”.

A busca – “Antes minha intenção era ter um canal extra para expor meus futuros patrocinadores, portanto postava exclusivamente sobre treinos e competições. Hoje eu vou além disso, procuro expor minhas idéias e busco leitores interessados no ponto de vista de um atleta que busca, como diz o livro do Bernardinho, "Transformar Suor em Ouro".

Repercussão – “Tem repercutido muito, e me sinto reconhecido quando as pessoas me perguntam sobre alguma postagem. Recebo incentivos, comprimentos e às vezes damos boas risadas! A média são de 2.000 acessos por mês com menos de um ano de blog, mas este número me surpreende cada vez mais, com o aumento de seguidores”.

Anunciantes – “Hoje o blog tem, além das logos dos meus apoiadores, anúncios onde ganho uma pequena comissão, e também anúncios onde ganho por clicks. Ter interessados em anunciar seria ótimo, e não só no blog, como no meu uniforme também! Como o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos, aumentarão as expectativas de formar grandes parcerias, e espero estar vestindo uma marca nas próximas competições, o espaço no blog é certo para empresas patrocinadoras”.

2 comentários:

sica disse...

Força Mauro, quem acompanha o seu blog, percebe que tem a dedicação empenho e talento de um profissional, mas condições e apoios muitas vezes menores que alguns Age-Groups em Países como a Austrália.
Um abraço fraterno desde Portugal

ciro violin disse...

Grande Mauro...
Parabéns pelo Blog, sou um dos que acessa, sempre que muda o pots.
Nota 10!!
abs