sábado, 17 de outubro de 2009

Palestra "Você é Maior do que Imagina"

Hoje estive na palestra do ROLANDO FERREIRA JR, professor e ex jogador da seleção brasileira de basquetebol, 1º jogador brasileiro a jogar na NBA.


Com o tema "Você é Maior do que Imagina", o ex-atleta contou sobre sua experiência na hora de estabelecer metas e tomar decisões na sua carreira profissional.

Apesar de ser outro esporte, encontrei várias semelhanças, pois qualquer esporte envolve uma jornada de dedicação e escolhas certas para alcançar a excelência.

Fiquei contente em ouvir o Rolando contando sobre suas conquistas, como aquela histórica medalha de ouro nos Jogos Panamericanos, vencendo os estados-unidenses (reis do basquete) que jogavam em casa! Também ouvi histórias engraçadas, pois sua altura atrapalhava bastante, principalmente nas viagens, imagina como deve ser viajar horas num avião todo apertado, com 2m14cm de altura!!


Achei bem interessante e ele frizou muito bem, é que no esporte, sempre passamos por altos e baixos, e não podemos ter medo do fracasso. Essa é uma lição muito importante a ser aprendida pelo atleta de alto rendimento, temos que ser ousados e sem medo das consequências disso, não podemos nos acomodar nunca, e sempre ir atrás de novos desafios. O Rolando diz que se arrepende de em alguns momentos não ter ousado, e é justamente esta experiência que ele quer passar para os atletas mais novos. No final da sua palestra ele mostra um quadro onde diz: "Os inteligentes aprendem com os próprios erros, e os mais inteligentes aprendem com os erros dos outros."

Agradeço ao Rolando por passar sua experiência, vi que ele tinha certa decepção por não ter lutado para continuar na NBA, mas sem dúvidas, ele foi  um grande atleta. O esporte também nos ensina a viver, e o que vale mesmo, é a jornada, e a história do Rolando foi brilhante, como a grande maioria dos desportistas brasileiros que passam por uma luta diária de superação, até o longo caminho do reconhecimento.





Nenhum comentário: