terça-feira, 17 de novembro de 2009

As vezes pra melhorar a performance, é preciso não treinar!!

Depois de 1 mês com tantas competições e um volume de treino bem reduzido, essa semana voltei a rotina muito motivado.


Hoje o primeiro treino do dia eram 16 km de corrida, numa intensidade moderada, porém senti uma dorzinha no tornozelo, que já vinha insistindo desde a semana passada.
A dor não era tão fraca mas dava para aguentar. Parei alguns minutos, alonguei a panturrilha e o tendão de aquiles, caminhei um pouco, e nas 2 ou 3 tentativas de continuar o treino, a dor persistiu.

Difícil tomar esta decisão, pois o corpo e a cabeça tinham vontade de correr, os músculos estavam repousados, e a corrida era muito confortável. Maldito tornozelo, que contrariava todo o prazer daquela corrida!!

Várias vezes já passei por esta situação e afirmo que é muito mais fácil correr com dor, que pensar friamente em abandonar um treino.
E 99% das vezes fui pelo caminho mais fácil, ou seja, suportei a dor. E no mês seguinte estava de molho com alguma contusão diagnosticada. Foram 3 fraturas por stress na tíbia, e dezenas de tendinites espalhadas pelo pé, canela, joelho, quadril e ombro.

Pequenas lesões ou mal-jeito são curados em dias, e inversamente numa progressão geométrica, é o tempo para curar as lesões já consolidadas.
Assim por vezes temos que acionar o "stop-loss" e ter consiência que um dia ou dois sem treino valem mais que o risco de realizar treinamentos ineficiêntes e ainda com uma possível lesão a vista.

Não é apenas o excesso de treino que causa danos ao nosso corpo. Então, pratique uma atividade física de forma consciente. Procure seguir as dicas de aquecimento/alongamento e use o bom senso, certamente você terá uma atividade física mais prazerosa, com ganhos reais de saúde e performance.

Hoje perdi um treino, mas daqui um mês ganho em performance.
Voltei pra casa, fiz 20 minutos de gelo e logo vou no Dr. Rodrigo Brolin, osteopata. Este é o cara!! Chego no consultório todo arrebentado dos treinos e ele vai manipulando desde os dedos do pé até a cabeça e vai me botando no lugar, alinhando todo o esqueleto e soltando a musculatura contraída. As vezes dóóói!! Mas termino a seção novo em folha!! Quem estiver em Curitiba e puder conferir, eu recomendo! Tel. do consultório:3232-1199



Ahh Pessoal, passei a usar o Twitter, convido todos a seguirem!!
Abraços!!

Um comentário:

simplifique disse...

melhoras aí.
osteopatia é o que há. não conheço nada melhor.