segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Começa o período de polimento!!

O trabalho duro já foi feito... Depois de árduas semanas de treino acumulando cansaço e fadiga, chegou a hora de colocar tudo isso a prova!! 

Já está confirmada minha participação no Campeonato Panamericano, dia 17/10 em Puerto Vallarta/México, aguardo confirmação para a Copa do Mundo, dia 10/10 em Huatulco/México. São grandes as possibilidades de competir as duas provas.

Apesar dos treinos diminuírem consideravelmente no volume, aumenta-se a intensidade e a concentração mental. É chegado o momento mais importante, onde os treinos não podem ser, nem de mais, nem de menos, como o próprio nome diz, o polimento vai aumentar o brilho e te deixar tinindo para a grande prova!!

Durante este período até as provas, faço apenas 2 treinos por dia, sendo um deles forte/ritmo e o outro regenerativo, somando no máximo 2h30min por dia...

Alguns dos treinos que faço durante o polimento são:
10x100m nadando em ritmo de prova (+ou- 1'10") cada 1'30"
20 minutos pedalando ritmo (+ou- 40kph)
12x400m correndo (+ou- 1'13") cada 2'00"

Foram 8 meses de treino, com o foco principal para daqui 2 semanas, o frio na barriga já vai aumentando, e neste momento agente fica um pouco inseguro. Todos ficam, diante de uma grande disputa, acho que quanto melhor preparado fisicamente, maior é própria a pressão, ainda mais num esporte como o triathlon, com infinitas variáveis, onde a performance não é a garantia de um bom resultado.

Durante esta semana abri o Sun Tzu, ou, A Arte da Guerra, livro que fica na cabeceira da minha cama, e o primeiro parágrafo que li foi:
"Carros sólidos, cavalos velozes, tropas valentes, armas afiadas. Dessa forma, quando os soldados escutam os tambores soarem para o ataque, alegram-se; quando ouvem os gongos soarem para a retirada, enfurecem-se. Quem é assim forte."

Confiante, vamos que vamos!!!

8 comentários:

Fernando disse...

Bora, vai dar tudo certo! Corrente nova na bike, pelo amor, hein! hehehhe, humor nunca é demais! abraço ae

Anônimo disse...

O que me diz ao enquadramento proposto pela CBTri, para a alta competição, está disposto a integrar o Projecto Rio Maior 2016?

Rodrigo disse...

Como ja disse, muito legal acompanhar seus treinos. Me motiva a tirar a bunda da cama e ir pra estrada, pista ou piscina! rs
Mauro, quanto tempo dura seu período de polimento e quanto tempo antes ele deve ser feito antes da prova principal?
Boa reta final pra vc. To aqui na torcida!
abraço e valeu!

FREE ATLETA disse...

Karacas irado Cavanha !!! Bons treinos guerreiro.

Mauro Cavanha disse...

Aheuaheuh
Boa Fernando!! Nem vou mexer na corrente, jah ta selada com super-bond!! auehaeuha

Anônimo, o projeto Rio Maior é para atletas nascidos entre 1986 e 1994, ou seja, estou fora dos planos da CBTri para este projeto...
Pelo que percebi, na idéia deles estarei velho para 2016!!
Mas se eu tivesse meus 14 anos acho que seria muito valido para ganhar experiência, mas não deveria pensar em performance...
Na minha opinião a CBTri deveria investir dentro do nosso país, primeiramente investindo num forte campeonato nacional, incentivando a busca por resultados e não querer APOSTAR em meia-dúzia de jovens talentos, mas acho que deveriam buscar o incentivo de todos os jovens...

Rodrigo, meu polimento vai durar 3 semanas, sendo duas até a primeira prova, e mais uma semana até a segunda, acho que o polimento ideal deve-se iniciar a 2 semanas da prova principal, onde se busca descansar o corpo, mas sem perder a velocidade... Mais que 3 semanas de polimento começaria a perder performance... É um pouco diferente o polimento para um Iron, ou um Sprint... Não se deve fazer mais que 3 ou 4 polimentos por ano...

Obrigado pelos Comentários!!
Abraços...

Anônimo disse...

Mauro, na minha opinião o Projecto Rio Maior 2016, só é neste local por causa do novo "Seleccionador Brasileiro", o Português Sergio Santos e algo me diz que quem ficar de fora do Projecto pode esquecer as suas aspirações Olimpicas e carreira na Alta Competição e olha que ao contrário do que você pensa esta realidade não é futuro é Janeiro de 2011.

Mauro Cavanha disse...

Anônimo,
Concordo com vc em tudo, menos que quem ficar de fora de um projeto pode esquecer sua carreira profissional...
Um atleta olímpico ou de alto rendimento precisa da sua própria crença, todo o resto é consequência. Portanto não ligo de participar ou não do que a Confederação acredita.

PERSONAL TRAINER ALAN SIQUEIRA disse...

Tamo junto na torcida parcero...